ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Para mostrar que de fato é campeão!

Palmeiras encara o Coritiba para voltar aos tempos de glória.

Por Anderson Marinho

Felipão pode levar o Palmeiras ao bi e se tornar tetracampeão da Copa do Brasil. Foto: Felipe Oliveira / Gazeta Press

Com a vantagem, após ter vencido o primeiro jogo por 2 x 0, o Palmeiras visita o Coritiba às 21h50 (horário de Brasília) no estádio Couto Pereira, podendo perder por até um gol de diferença para conquistar o bicampeonato da Copa do Brasil e quebrar um jejum de 12 anos sem vencer uma competição nacional.

Octacampeão Brasileiro (considerando os títulos unificados) e campeão da Copa do Brasil, o verdão é ao lado do Santos o maior vencedor de títulos nacionais e pode superar o rival se levantar a taça esta noite na capital paranaense, chagando a marca de 10 títulos.

Campeão da Copa do Brasil, dirigindo o Criciúma em 1991, Grêmio em 1994 e o próprio Palmeiras 1998, Luiz Felipe Scolari, o técnico mais vitorioso, pode se tornar tetracampeão do torneio. Nenhum outro treinador conseguiu vencer mais de uma vez esta competição.

Para o duelo de hoje Felipão terá o retorno do zagueiro Henrique, que estava suspenso na primeira partida, mas não poderá contar com Barcos, operado de apendicite, Valdivia, suspenso após expulsão no jogo de ida e Román com dores musculares.

O atacante Maikon Leite, que era duvida, participou normalmente do último treino da equipe em São Paulo e foi incluído na lista de relacionados para a decisão.

O grande mistério fica por conta da presença do atacante Luan, recuperado de lesão, ele treinou com bola na ultima segunda-feira (09) e possivelmente seria um reforço para a final, mas o seu nome não consta na última lista de relacionados. Luan também viajou para Curitiba, assim como todos os demais jogadores contundidos e suspensos.

Coxa aposta na força da torcida e no restrospecto dentro do couto Pereira pera conquitar o título inédito. Foto: André Raittz

O Coritiba aposta na força da torcida para reverter o placar e obter o título inédito, evitando o vice-campeonato pelo segundo ano consecutivo. A equipe precisa vencer por 3 x 0 para se tornar campeã no tempo normal. Uma vitória do Coxa por 2 x 0 leva a decisão para os pênaltis, caso sofra um gol será necessário marcar quatro para alcançar o objetivo.

O técnico Marcelo Oliveira não poderá contar com o zagueiro Emerson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Demerson foi o escolhido para atuar ao lado de Pereira na defesa.

Por outro lado o treinador terá o retorno de três atletas que não atuaram na partida da semana passada, o lateral Ayrton e o atacante Roberto que estavam lesionados e o volante Sérgio Manoel que cumpriu suspensão automática.

Histórico

O Palmeias leva vantagem no retrospecto contra o adversário pela Copa do Brasil, as duas equipes já se enfrentaram cinco vezes pela competição nacional, com quatro vitórias do Verdão e uma do “Coxa”, com nove gols marcados pelo Palestra contra oito dos paranaenses.

O primeiro confronto foi em 1997, válido pelas oitavas de final do torneio, com dois triunfos do verdão, por 1 x 0 no Couto Pereira, com gol do meia Marquinhos, e 4 x 2 no Palestra Itália, Djalminha, Júnior, Edmílson e Marquinhos marcaram para o verdão.

No ano passado as equipes se enfrentaram pelas quartas de final e o rival palmeirense levou a melhor após vencer o jogo de ida por 6 x 0 no Couto Pereira, na maior goleada da história do confronto, e perder por 2 x 0 no Pacaembu.

O último encontro dos rivais foi semana passada na Arena Barueri, com vitória do Palmeiras por 2 x 0.

No retrospecto geral, Palmeiras x Coritiba se enfrentaram em 48 oportunidades, com 20 vitórias e 75 gols marcados pelo verdão, contra 14 triunfos e 60 tentos anotados pelo Coxa, com 14 empates.

O retrospecto do Coritiba é superior quando são considerados os jogos disputados na capital paranaense, em 22 partidas, o Coxa tem nove vitórias e 34 gols marcados, contra seis vitórias e 24 tentos do Palmeiras, com sete empates.

Prováveis escalações