ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Paulo Autuori volta ao comando do São Paulo.

Após sair do Vasco, treinador acerta com Tricolor do Morumbi.

Por Paulo Edson Delazari
Paulo Autuori comandando o São Paulo no Mundial 2005. (Foto: Terra)

Paulo Autuori comandando o São Paulo no Mundial 2005. (Foto: Terra)

Após mais uma derrota no Brasileiro, desta vez para o Bahia em casa, o São Paulo anunciou na manhã de hoje o técnico Paulo Autuori de Mello, Campeão por diversos times por onde passou, diferentemente da maioria dos técnicos, o treinador não foi atleta antes de trabalhar com futebol. Iniciou sua jornada no futebol atuando como preparador físico em pequenos clubes até virar treinador e comandou grandes equipes brasileiras, chegando inclusive a comandar seleções internacionais como do Peru e Qatar.

Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro e campeão da Libertadores e Mundial de clubes em 2005 pelo São Paulo o treinador Paulo Autuori foi contratado por sua experiência. O treinador tem como missão recuperar o status de campeão do Tricolor e para isso terá que administrar egos inflados como Rogério Ceni perto de sua aposentadoria e Luis Fabiano, que não se recupera e continua sendo expulso de partidas por comportamento arredio e indisciplina.

O treinador terá como tarefa também fazer retomar o bom futebol de Paulo Henrique Ganso que desde que chegou ao São Paulo não apresentou o melhor futebol reconhecido mundialmente na época de Santos. Muitos acreditam que a baixa do meia se deva a contusões e não estar jogando de fato em sua posição de origem, isto poderá mudar com Paulo Autuori.

Autuori e a taça de 2005 do Mundial. (Foto: divulgação)

Autuori e a taça de 2005 do Mundial. (Foto: divulgação)

Para chegar ao Tricolor Autuori teve que desbancar o favorito da torcida o tricampeão barsileiro de 2005 a 2008 Muricy Ramalho. Ambos têm histórico vitorioso na equipe, e, por isso, na avaliação da diretoria, chegariam com respaldo de dirigentes, comissão técnica e jogadores. Mas Paulo Autuori, que se desligou do Vasco na última terça-feira, é o que mais reúne características determinadas pelo presidente Juvenal Juvêncio, o diretor Adalberto Baptista e o vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes. A que mais pesou foi a utilização de garotos das categorias de base. Por isso, Autuori chega à capital paulista na manhã desta quinta. À tarde, já comanda o primeiro treino no CT.

Em sua primeira passagem, Autuori lançou atletas como Hernanes, Jean e Denilson – que está no elenco atual após defender o Arsenal por cinco temporadas. A maior crítica a Muricy Ramalho durante sua trajetória no Morumbi era justamente a de preferir indicar reforços considerados medianos em vez de revelar jovens. Em três anos e meio, a diretoria considera que apenas o zagueiro Breno foi descoberto pelo técnico, que está desempregado.