ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portrugal vence Suécia no 1º duelo da repescagem européia.

Cristiano Ronaldo marca e coloca lusos a um empate da Copa de 2014 no Brasil.

Por Paulo Edson Delazari
525_13db4f83-bb4d-3d33-9f13-23ac3769c391

Cristiano Ronaldo ao sair da partida, após vitória sobre a Suécia. (Foto: Getty)

Portugal e Suécia fizeram na tarde desta sexta-feira o primeiro duelo da repescagem para a Copa do mundo de 2014 no Brasil e o lusos levaram a melhor sobre os suecos, vencendo por 1 a 0 com gol de Cristiano Ronaldo de cabeça no segundo tempo.

Com o triunfo, os portugueses poderão empatar no duelo de volta ou até perder a partida por um gol de diferença, desde que balance a rede. O confronto decisivo entre as duas seleções ocorrerá na terça-feira, às 17h45 (de Brasília), em Solna, na Suécia.

Na disputa individual entre Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic, nenhum dos craques se destacava. Bem marcados, os dois foram bastante discretos durante a maior parte do jogo. O atleta do Real Madrid ainda foi punido com um cartão amarelo, após chegar atrasado e acertar o goleiro Isaksson.

Porém, quando tudo se encaminhava para o empate, Cristiano Ronaldo fez valer sua condição de uma das grandes estrelas do futebol e chamou a responsabilidade. Aos 37 minutos do segundo tempo, ele apareceu para fazer o gol da vitória e deixar Portugal um pouco mais perto da Copa. O português ainda cabeceou uma bola na trave, que por pouco aumentaria um pouco mais a vantagem de Portugal.

O jogo

Empolgados com o apoio da torcida, os portugueses tomaram a iniciativa do jogo e se mandaram ao ataque, mas sem criar grandes oportunidades. Após os primeiros dez minutos, o ímpeto dos mandantes diminuiu, e a Suécia se mostrou mais organizada em campo. Assim, assumiu o controle do jogo e teve as melhores oportunidades de gol, como em cobrança de falta de Kallstrom e chute de Elmander.

Passados os sustos, os lusitanos equilibraram as ações, e a partida ficou com um ritmo mais lento. Enquanto o time da casa tinha mais posse de bola, os escandinavos se mostraram mais bem postados em campo. Com as duas equipes se neutralizando, o primeiro tempo terminou com o placar zerado.

Na volta do intervalo, Portugal até encontrou maior tranquilidade e atacava mais do que o adversário, mas o duelo seguia morno e pouco movimentado.

Neste cenário monótono, caberia a Cristiano Ronaldo resolver. Aos 37 minutos, o meia-atacante aproveitou cruzamento da esquerda e concluiu para o fundo da rede. Minutos mais tarde, o capitão ainda acertou a trave e quase ampliou o marcador. Mas foi só, um pouco que poderá significar muito na terça-feira para Portugal, desde que termine empatada a partida.

Resultados das outras partidas da repescagem européia.

Islândia 0 x 0 Croácia

Grécia 3 x 1 Romênia

Ucrânia 2 x 0 França

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 X 0 SUÉCIA

Local: Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal)
Data: 15 de novembro de 2013, sexta-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália)
Cartões amarelos: João Pereira e Cristiano Ronaldo (Portugal). Larsson (Suécia)
GOL: Cristiano Ronaldo, aos 37 minutos do segundo tempo

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles (Josué), João Moutinho e Miguel Veloso; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Hugo Almeida)
Técnico: Paulo Bento

SUÉCIA: Isaksson; Lustig, Antonsson, Nilsson e Martin Olsson; Larsson, Rasmus Elm (Wernbloom), Kim Kallstrom (Svensson) e Kacaniklic; Elmander (Gerndt) e Ibrahimovic
Técnico: Erik Hamrén