ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quem é mais decisivo para sua Seleção?

Além do campeão, amanhã será escolhido o melhor jogador da Copa das Confederações

Por Vladimir da Costa

A Fifa divulgou na manhã deste sábado os seis nomes indicados ao prêmio e as seleções que disputam a final estão bem representadas. Brasil e Espanha tem dois candidatos cada. Pelo lado Brasileiro, Neymar e Paulinho concorrem ao prêmio. Do lado espanhol, Iniesta e Sergio Ramos disputam a troféu que já foi vencido por Denilson (1997), Ronaldinho (1999), Adriano (2005) e Kaká (2009).  Correm por fora, Pirlo da Itália e Luis Suárez, do Uruguai.  A escolha será feita por jornalistas esportivos.

Neymar E Inista Disputam premio de Melhor jogador da Copa das Confederações

Neymar E Iniesta Disputam premio de Melhor jogador da Copa das Confederações (MONTAGEM)

Os jornalistas devem selecionar os três melhores jogadores do torneio, distribuindo pontos por posição (1º – cinco pontos, 2º – três pontos, 3º – um ponto). O jogador que somar mais pontos vai levar o prêmio.

Logo após a partida, a Fifa anunciará o ganhador da Bola de Ouro e de todos os outros prêmios da Copa das Confederações.

Apesar de seis concorrentes, a briga deve ficar polarizada entre Neymar e Iniesta. O camisa 10 da seleção brasileira foi decisivo em todos os jogos, marcando inclusive gols nas três primeiras partidas e participando de maneira decisiva nos dois gols contra o Uruguai, na semifinal.

Já Iniesta, apesar de não ter marcado nenhum gol na competição, é peça fundamental para o sistema de jogo da seleção espanhola. Decisivo com as bolas nos pés e muito mais importante sem ela, com sua movimentação e disciplina tática, o camisa 6 da fúria provavelmente será o escolhido, caso sua seleção chegue ao título, caso contrário, será muito improvável, que o melhor do torneio não seja o astro brasileiro, Neymar Junior.

Por fora corre Paulinho, peça fundamental para o meio campo de Felipão. O volante já marcou dois gols no torneio, diante de Japão e Uruguai e assim como Neymar talvez seja uma das únicas unanimidades dessa seleção para a Copa de 2014. Pirlo é outro que pode surpreender. O jogador de 34 anos da Azurra, foi importante em todas as partidas que disputou.

 Agora, a briga pela artilharia parece estar definida. Pouco provável que alguém ultrapasse Fernando Torres que tem 5 gols na competição. Três marcados contra o Taiti. Atrás dele vem Abel Hernández, reserva do Uruguai que disputa amanhã o terceiro Lugar e Neymar e Fred, que vem logo atrás com três gols cada.