ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Real Madri tropeça e Barcelona lidera Espanhol.

Barcelona larga na frente e Real Madrid tropeça em casa, é o começo da Liga das Estrelas 12/13.

Por: Mauricio Bonato

A 1ª rodada do Campeonato Espanhol começo com muitos gols: 29 em 10 partidas, média de 2,9 por jogo. O jogo com mais gols foi Athletic Bilbao 3×5 Betis, grande estreia do time da Andaluzia vencendo os “Leões” em pleno San Mamés, a partida estava 3×0 para o Betis, o Athletic chegou ao empate e depois não resistiu e levou mais 2 gols. A rodada marcou 3 vitórias dos visitantes, 5 vitórias dos mandantes, com destaque para o barcelona que atropelou a Real Sociedad no Camp Nou por 5×1, com show de Messi que fez 2 gols e David Villa marcando na volta ao time, após 8 meses se recuperando de séria contusão, o Barça comandado agora por Tito Vilanova manteve o padrão no “tique-taca”, toque de bola refinado e venceu com extrema tranquilidade.

Jonas se antecipa a Casillas, Pepe e Xabi Alonso para marcar o gol do Valência (Reuters via ESPN)

Tranquilidade que o Real Madrid não teve na estreia em casa contra o Valência no clássico da rodada, a equipe de José Mourinho começou muito bem, o franco-argentino Gonzalo Higuaín fez logo aos 10 minutos 1×0, mas no fim do primeiro tempo, o brasileiro Jonas empatou a partida numa cabeçaca antecipando a Casillas que se chocou com o luso-brasileiro Pepe, que atingido violentamente foi substituído e passou a noite no hospital, felizmente, nada de mais grave com o zagueiro, empate por 1×1 e os “Merengues” deixaram escapar 2 pontos em casa. Outro empate por 1×1 aconteceu com o outro time da capital, o Atlético que estreou contra o Levante em Valência.

No sábado, o Málaga que vive séria crise financeira bateu o Celta em Vigo no jogo que abriu a rodada por 1×0, o Sevilla em casa ganhou do Getafe por 2×1 e o Mallorca pelo mesmo placar venceu o Espanyol, essa foi a primeira das 3 partidas chamdas de “jogos da balada” na rodada (Levante 1×1 Atlético no domingo e Zaragoza 0x1 Valldolid na segunda), que começam às 23h00 da Espanha, a justificativa da Liga e da Federação Espanhola para marcar jogos nesse horário é o calor vivido pela Europa.

Tal medida que desagradou a todos os clubes da 1ª divisão que por pouco não fizeram greve na 1ª rodada, a justificativa é ridicula, há interesses comerciais em levar os jogos aos mercados estrangeiros, especialmente o asiático, apenas as 2 primeiras rodadas serão nesse horário o que não se entende, é porque a partir da 3ª rodada haverá jogos marcados para às 12h00 da Espanha, já que o calor é tão grande.

Na segunda, o Deportivo, na volta à 1ª divisão, venceu bem no Riazor ao Osasuna por 2×0, o Rayo Vallecano com gol no último minuto bateu em casa ao Granada e o Zaragoza que viveu dramas gigantescos nas últimas temporadas para se manter na divisão máxima da Espanha, perdeu em casa para o Valladolid por 1×0.

A temporada começou com um bom nível técnico e já no meio de semana teremos a decisão da Supercopa da Espanha, com 2 super-Clássicos entre Barcelona e Real Madrid, campeões da Copa do Rey e Campeonato Espanhol na última temporada, primeiro jogo no Camp Nou e segundo no Santiago Bernabéu.

A 2ª rodada da Liga das Estrelas terá os seguintes jogos:

Sábado 25/08:
Real Sociedad x Celta (Anoeta – San Sebastián)
Betis x Rayo Vallecano (Benito Villamarin – Sevilla)
Espanyol x Zaragoza (Corneillá El Prat- Barcelona)
Málaga x Mallorca (La Rosaleda – Málaga)
Domingo 26/08:
Osasuna x Barcelona (Reyno de Navarra – Pamplona)
Getafe x Real Madrid (Coliseum Alfonso Pérez – Getafe)
Granada x Sevilla (Nuevo Los Cármenes – Granada)
Valencia x Deportivo (Mestalla – Valência)
Segunda 27/08:
Valladolid x Levante (José Zorrilla – Valladolid)
Atlético de Madrid x Athletic Bilbao (Vicente Calderón – Madrid)