ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rivalidade entre os Quatro Maiores de São Paulo

Pesquisa reconhce Corinthians como maior rival entre os torcedores.

Por: Paulo Edson Delazari

Em pesquisa realizada pela empresa Stochos neste mês, foram realizadas entrevistas com 8.291 torcedores, com representantes das classes A, B, C e D a partir de 16 anos. O Corinthians foi considerado o maior rival de todos os tempos entre os torcedores do clubes rivais no estado de São Paulo e em território nacional.

Para se ter uma dimensão do efeito título da Libertadores, o Corinthians chega a ser considerado o maior rival entre os times do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense e Vasco, do que o Botafogo que pertence ao estado.

No estado de São Paulo o time do Parque São Jorge é considerado o maior rival entre santistas, palmeirense e são paulinos, alcançando um índice de 75,4% dos entrevistados dessas equipes, enquanto o Santos, do badalado Neymar, ocupa a última posição entre os quatro maiores com apenas 9,8%.

Em âmbito nacional o Corinthians aparece em primeiro lugar no ranking, com a média de 20,2%, enquanto o Palmeiras aparece em quarto com 8,1%, o São Paulo em quinto com 5,2% e o Santos em sétimo com 3,8%.

Um fato que chamou a atenção na pesquisa do estado de São Paulo é que o segundo maior rival do são paulino é o Santos, assim como o segundo maior rival do santista é o São Paulo, demonstrando que a fase do alviverde não é assim tão respeitosa, mesmo estando na final da Copa do Brasil.