ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Santos anula Fluminense e vence a segunda seguida

Equipe Santista chega aos 22 pontos, encostando na parte de cima da tabela.

Por Vladimir da Costa

O time da Vila Belmiro resolveu desencantar no campeonato brasileiro. Jogando pela primeira vez no renovado Maracanã, o peixe não tomou conhecimento dos donos casa e venceu sua segunda partida seguida neste sábado ao fazer 2 a 0 sobre o Fluminense.

Para os donos da casa, restou lamentar a péssima semana, de três derrotas seguidas. O Flu já havia perdido para o São Paulo na última rodada e no meio de semana foi eliminado pelo Goiás na Copa do Brasil. Como se não bastasse, a derrota para o Santos deixou o time tricolor perto da zona do rebaixamento.

Jogadores alvinegros comemoram o gol marcado por Cicero contra o Fluminense. Alexandre Loureiro Inovafoto  Gazeta Press

Jogadores alvinegros comemoram o gol marcado por Cicero contra o Fluminense. (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto)

O placar da equipe alvinegra foi definido no primeiro tempo. Thiago Ribeiro, que desencantou pelo time da Vila Belmiro, e Cícero, que contou com ajuda do goleiro Diego Cavalieri, que falhou no lance, fizeram os gols da vitória santista.

O jogo

As duas equipes surpreenderam em suas escalações iniciais. Pelo lado do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo sacou o lateral Igor Julião e o atacante Biro-Biro para a entrada de Bruno e Rhayner. Ambos estavam lesionados e voltaram de contusão direto para o time titular. No Santos, o atacante Gabriel sentiu uma indisposição no vestiário e foi substituído pelo meia Leandrinho.

Jogando em casa o Fluminense tentava pressionar a saída de bola do adversário e começou melhor na partida. Aos 9 minutos, Rhayner recuperou a bola no ataque, entrou na área, mas demorou na hora de finalizar, cruzando para ninguém, desperdiçando a primeira jogada de ataque.

O Santos explorava o lado direito e quando atacou, mostrou seu poder ofensivo. Aos 12 minutos, Cicinho fez boa tabela e cruzou da linha de fundo. Thiago Ribeiro se antecipou a Bruno e completou para o gol, abrindo o placar no Maracanã.

O gol parece ter abalado o forte time do Fluminense que não vive uma boa fase. Os donos da casa não tinham velocidade ao atacar e nem criatividade que era a força da equipe em anos recentes. Com essa falta de qualidade, o Santos passou a dominar o meio campo e não demorou para ampliar o marcador.

A equipe santista não deu espaço para os donos da casa e ainda viu Fred ficar em campo mesmo machucado Fernando Cazaes Photocamera

A equipe santista não deu espaço para os donos da casa e ainda viu Fred ficar em campo mesmo machucado (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)

Aos 28 minutos, Anderson fez falta boba em Leandrinho, na entrada da área. Cícero chutou forte, no canto de Diego Cavalieri, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu realizar a defesa e evitar o segundo gol do Santos. Com a vantagem, o Alvinegro tocou a bola e esperou o tempo passar. O Tricolor, errou muitos passes no meio campo, o que facilitava para o time santista, que dominou o primeiro tempo quase que inteiro.

Tentando mexer com o brio do time, Vanderlei Luxemburgo realizou duas alterações para tentar a virada na volta para o segundo tempo. Os meias Felipe e Wagner entraram nas vagas de Willian e Eduardo. Sem sucesso, o treinador da equipe tricolor fez a terceira mudança, sacou Rhayner por Marcos Junior.

O Fluminense, até criou, mas quando a fase é ruim, tudo conspira contra. Numa bela trama dos donos da casa, Wagner recebeu cruzamento na pequena área e finalizou forte, mas Aranha fez uma excelente defesa e evitou o primeiro gol tricolor.

E a fatura ficou praticamente liquidada aos 14 minutos quando Fred sentiu uma lesão muscular ao cobrar uma falta e praticamente não conseguia correr. Como o Fluminense já tinha feito as três alterações, o camisa 9 ficou em campo para fazer número, apesar de estar visivelmente sem condições de jogo.

Sem pressa, o Santos quando tinha a posse de bola, tocava de lado, esperando o tempo passar. Já os donos casa, apáticos, não conseguiam criar nenhuma jogada de perigo e pareciam aceitar a terceira derrota consecutiva. E assim ficou até o apito final, que veio confirmar a segunda vitória seguida do Peixe no Brasileirão que deu um salto importante na tabela.

O triunfo fora de casa levou o Santos aos 22 pontos, na 11ª colocação da tabela. Já o Fluminense parou nos 18 pontos e ficou somente dois acima da Portuguesa, primeiro time dentre os quatro últimos. Na próxima rodada, O Fluminense visita o Atlético-MG no Independência, enquanto o Santos terá uma pedreira pela frente, encara o Atlético-PR, em Curitiba, na quarta-feira, às 19:30.