ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Santos derrota o Palmeiras em prévia de decisão e volta ao G-4

Alvinegro praiano vence o primeiro de uma série de três duelos contra o adversário e abre vantagem no Brasileirão, agora restam as finais da Copa do Brasil.

Por Anderson Marinho
Santistas comemoram na Vila Belmiro. Foto:  Ivan Storti / LANCE!Press

Santistas comemoram na Vila Belmiro. Foto: Ivan Storti / LANCE!Press

Santos e Palmeiras se enfrentaram neste domingo na Vila Belmiro, em partida válida pela 33ª do Campeonato Brasileiro 2015, e o peixe levou a melhor, vencendo o rival por 2 a 1, com gols marcados por Thiago Maia e Ricardo Oliveira. O atacante Dudu descontou para o verdão.

Com o resultado o Santos chegou aos 53 pontos, mesma pontuação do São Paulo, mas retomou a quarta colocação na tabela pelos critérios de desempate, por ter um saldo de gols superior ao do tricolor. Já o alviverde segue com 48 pontos, cinco a menos que os rivais na disputa por uma vaga na Libertadores e ocupa a nona posição.

O jogo

Jogando em casa o Santos tomou a iniciativa no primeiro tempo do clássico, partindo pra cima do rival, encontrou dificuldades na saída de bola, mas mostrou a sua força ofensiva, tradicional dos meninos da vila, para superar a marcação adversária e construir o resultado.

Thiago Maia comemora o primeiro gol do Peixe. Foto: Ivan Storti/ LANCE!Press

Thiago Maia comemora o primeiro gol do Peixe. Foto: Ivan Storti/ LANCE!Press

Aos 26 minutos Gabriel iniciou a jogada no meio de campo e acionou Lucas Lima, o maestro fez boa abertura para Zeca na ponta esquerda, o garoto foi à linha de fundo e cruzou para Thiago Maia, outro jovem da base, aparecer por trás da marcação, livre, e chutar no contrapé de Fernando Prass para abrir o placar.

Pelo lado alviverde a melhor oportunidade também saiu dos pés de um jovem atleta, aos 47 minutos, Gabriel Jesus fez grande jogada individual e deixou Robinho na cara do gol, mas o meia pegou mal na bola e mandou por cima do gol, perdendo a chance da igualdade.

O Santos quase ampliou ainda na etapa inicial, Gabriel recebeu belo lançamento em profundidade, invadiu a área, driblou Fernando Prass e chutou com o gol livre, mas Vitor Hugo apareceu para salvar em cima da linha. Na sobra Gabigol, sem goleiro, bateu pra fora desperdiçando grande oportunidade.

Etapa complementar

O artilheiro Ricardo Oliveira deixou a sua marca. Foto: Ari Ferreira / LANCE!Press

O artilheiro Ricardo Oliveira deixou a sua marca. Foto: Ari Ferreira / LANCE!Press

Na volta do intervalo, no entanto, o artilheiro Ricardo Oliveira não deixou a chance escapar, aos três minutos, após cruzamento de Gabriel pela esquerda, o centroavante se livrou da marcação, apareceu livre no segundo pau e desviou de cabeça para vencer o desafeto Fernando Prass e ampliar a vantagem santista.

Em desvantagem o Palmeiras passou a ter mais volume de jogo, em busca do resultado, enquanto o Santos dava campo ao adversário para explorar os contra-ataques.

O peixe teve várias oportunidades para aumentar o placar, mas o “garçom” Gabigol desperdiçou muitas chances de gols pelo lado alvinegro.

O Palmeiras abriu mão de um dos volantes, com a saída de Matheus Sales para a entrada de Allione, e pressionava os donos da casa. Aos 29 minutos, após assistência de Barrios, Dudu aproveitou a bobeira da zaga santista, passou pela marcação e chutou forte, a bola ainda desviou na defesa para balançar as redes de Vanderlei.

O Palmeiras acreditou na reação, mas não conseguiu criar novas chances claras de gol. O técnico Marcelo Oliveira sacou Barrios para a entrada de Cristaldo, mas dessa vez o argentino não foi bem e acabou sendo expulso, aos 45 minutos, após agressão ao zagueiro Gustavo Henrique.

O clássico terminou com triunfo santista e serviu para esquentar ainda mais a rivalidade para a disputa do título da Copa do Brasil 2015, com partidas marcadas para 25/11/2015 na Vila Belmiro e 02/12/2015 no Allianz Parque.

Pelo Brasileirão o Palmeiras volta à campo agora no próximo domingo às 17h00, contra o Vasco no Allianz Parque. Já o Santos visita o Joinville no mesmo dia, às 18h00, na Arena Joinville em Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Vila Belmiro, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 1/11/2015 – 17h
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

Renda/Público: R$ 491,655,00 / 11.767
Cartões Amarelos: Gustavo Henrique e Zeca (Santos); Zé Roberto, Thiago Santos e Dudu (PAL)
Cartões Vermelhos: Cristaldo (PAL)
GOLS: Thiago Maia, 27’/1ºT (1-0); Ricardo Oliveira, 3’/2ºT (2-0); Dudu, 29’/2ºT (2-1)

SANTOS: Vanderlei, Daniel Guedes, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Serginho, 40’/2ºT); Gabriel (Geuvânio, 35’/2ºT), Marquinhos Gabriel (Alison, 43’/2ºT) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas (João Pedro, 39’/1ºT), Vitor Hugo, Jackson e Zé Roberto; Thiago Santos, Matheus Sales (Allione, 19’/2ºT) e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Barrios (Cristaldo, 32’/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira