ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Santos goleia em sua primeira vitória

Em jogadas de bola parada, Santos goleia equipe Gaúcha

Por Vladimir da Costa

Um dia chuvoso na Vila Belmiro para o encontro entre Santos e Grêmio, que buscavam a vitória para afastar a crise que ronda os times. O Santos que figura na zona de rebaixamento, sem nenhuma vitória até então e com dificuldades para contratar novos jogadores. O Grêmio, está melhor colocado no brasileiro, está em sétimo com 13 pontos, mas depois da eliminação da Copa do Brasil para o Palmeiras, o time caiu de rendimento.

A partida

O jogo começou corrido com o Grêmio buscando o gol adversário, Marco Antônio, começou a partida se movimentando bastante, mas esbarrava na defesa santista, que buscava sair rápido para o ataque.
Aos poucos, o jogo ficava equilibrado e cadenciado no meio de campo, muito em função das faltas que aconteciam. Antes dos 10 minutos, Neymar já havia recebido três faltas.

Edu Dracena abre caminho pra primeira vitória Santista (Foto: Ricardo Saibun/AGIF/AE)

Os constantes erros de passes não deram oportunidade para que os goleiros participassem mais do jogo. O primeiro a tocar na bola foi o goleiro gremista. Aos 20 minutos, Neymar recebeu no meio da área e tocou para o fundo do gol, mas não valeu. O atacante santista estava impedimento.

A primeira finalização aconteceu apenas aos 25 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Durval cabeceou pra longe do gol de Marcelo Grohe. Minutos depois, em nova cobrança de escanteio, Neymar escorou a bola que sobrou para Edu Dracena empurrar para o gol. Santos 1 a 0 em cima do Grêmio.

Apesar de pouco produzir, o Santos era melhor na partida, os contra-ataques, com Neymar eram perigosos por isso, os volantes gremistas não subiam para apoiar o ataque.
Sem ser pressionado, o Santos tocava a bola, buscando espaço para a finalização, mas esbarrava na zaga gremista, Mesmo assim, dominava a partida, com seus jogadores bem distribuídos em campo, não dava chance para o Grêmio finalizar a gol.

O controle da partida deu resultado. Após boa troca de passes, o novo camisa 10 santista, Felipe Anderson recebeu de Neymar, que de costas na entrada da área e virou batendo para o gol, sem chances para o goleiro Marcelo Grohe, marcando um golaço na Vila Belmiro.

O primeiro tempo acabou sem que o goleiro Rafael fizesse uma defesa sequer, assim como o goleiro do Grêmio, a diferença é foi na qualidade do ataque santista, que achou brecha na zaga gremista para marcar os dois gols da primeira etapa. O atacante Kleber, pouco tocou na bola no primeiro tempo.

Neymar cabeceia para fazer o terceiro gol santista (Foto: Ivan Storti)

A segunda etapa começou com o Grêmio buscando o gol. Partindo do ataque, assim como fez no primeiro tempo, mas não criava chances claras de gol. Para isso, Wanderley Luxemburgo colocou no time, tirou Marco Antônio e colocou em seu lugar, Marcelo Moreno.

O Grêmio permanecia no ataque, mas não chutava a gol. O Santos por sua vez, buscava roubar a bola para partir em contra-ataque, aproveitando a velocidade de Neymar e Arouca.

E deu certo. Em jogada rápida, Henrique chutou cruzado, a bola saiu fraca e o goleiro tirou para escanteio. Na sequência, Felipe Anderson cobrou, a bola desviou em Marcelo Moreno, que achou Neymar livre no meio da área, o atacante só teve o trabalho para cabecear para o fundo da rede.

Virou goleada! Em nova jogada de bola parada pela lateral esquerda, Felipe Anderson cruzou em direção ao gol, Marcelo Moreno tentou desviar a bola do gol, mas ele conseguiu tirar somente do goleiro, indo para o fundo do gol.

Com o quarto gol, o Santos acabou com o ânimo do Grêmio. Neymar começou a fazer jogadas de efeito, tirando a concentração e a paciência do time adversário.

E parecia que a bola parada era a única forma de sair gol no jogo. Em cobrança de falta pela meia esquerda. Marquinhos cobrou a falta no meio da área e o zagueiro Vilson desviou para o gol, aos 32 minutos do segundo tempo. O Grêmio melhorou, mas não finalizava a gol. Quando finalizou, foi feliz.  Kleber fez jogada individual e chutou na trave, ficando o rebote com o goleiro Rafael. Minutos depois, o próprio atacante cruzou na entrada da área para o meia Marquinhos chutar forte, sem chances para Rafael.

Era tarde para qualquer reação. A partida ficou lenta, com ambas equipes esperando pelo termino do jogo.

Com a vitória, o Santos saiu da zona de rebaixamento, agora com oito pontos. Antes dessa partida, o time da Vila, tinha feito três gols em sete disputados, no jogo deste domingo, o ataque desencantou, fazendo quatro gols contra a equipe Gaúcha.