ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Santos joga fácil e bate o Botafogo-SP na Vila

Sob a batuta de Neymar, Santos venceu mais uma com o gol do camisa 11

Por Vladimir da Costa

Nesta quarta-feira, o Santos atuou pela primeira vez em seu estádio na temporada 2013 e diante de um bom público, os recém-contratados não queriam decepcionar a torcida e seu treinador, o pouco exigente, Muricy Ramalho.

Com bela atuação de Cicero e Neymar e Miralles, autores de um gol cada, o Alvinegro conseguiu sua segunda vitória na competição diante do Botafogo-SP e segue se preparando para a sequência da temporada.

A partida

O Botafogo percebeu que teria uma noite nada fácil na Vila Belmiro. Jogando em seus domínios, o Santos foi pra cima do adversário logo nos primeiros minutos de jogo. Com Cicero fazendo as vezes de volante que vai pra dentro da área, o time do interior só conseguia um refresco quando dava chutão pra frente, ou na falta.

Cicero bem na Vila, deixa o seu e ajuda o Santos a vencer a segunda Foto: Ivan Storti / Agência Lance

Apesar do domínio da partida, o Santos não assustava o goleiro Rafael Santos, que gritava muito com sua zaga, corrigindo posicionamento.

Aos poucos o Botafogo ia esfriando o ímpeto do Alvinegro, que apesar da grande vantagem de posse de bola, não chutava ao gol. Neymar muito marcado, era a única fonte de criatividade do time que insistia em tocar a bola de lado, sem força ofensiva.

Com isso, aos poucos, o Botafogo fazia suas investidas ao ataque e quando chegava, não tinha vergonha de chutar de onde fosse. Em uma delas, Zé Antônio fez boa jogada pela esquerda e tocou para Francis, que cruzou para a área santista, mas Nunes não conseguiu finalizar bem e o chute saiu mascado.

E com um time rápido como é o do Santos, uma alternativa é deixar o adversário também jogar. Quando o Botafogo começava a equilibrar a partida, o Peixe abriu o placar. Aos 32 minutos, Arouca arrancou em velocidade pela esquerda e cruzou em direção a Neymar. O atacante não chegou na bola e acabou trombando com o goleiro Rafael Santos, deixando a bola livre para Cícero, que manda para as redes em sua estreia na Vila mais famosa do mundo.

Mesmo com o gol o Santos não se acomodou e continuou jogando no campo adversário e quem tem Neymar com mais ou menos tempo, sabe que uma hora a bola entra. O camisa 11 tabelou com Cícero que lançou o craque, que cara a cara com Rafael Santos não perdoou. Santos 2 a 0 aos 40 minutos do primeiro tempo.

Com o segundo gol, o Peixe passou a valorizar o toque de bola, esperando o final da partida que veio com ótimo primeiro tempo de Cicero e Neymar. Já Montillo, principal contratação para a temporada, ainda parece não estar totalmente adaptado ao grupo e pouco apareceu.

Segundo tempo

Com o resultado praticamente assegurado, o Santos voltou do intervalo mais “calmo”, tocando mais e correndo menos, bom para o torcedor, que sempre que a bola parava nos pés de Neymar, era a certeza de um drible no marcador.

O que se podia observar na partida de hoje e ultimamente é a capacidade de aprimoramento do craque santista. Mesmo com outros bom jogadores batedores de falta e de escanteio, o camisa 11 era o responsável por todas as cobranças, mas mais próximas do gol, quando as mais distantes e que quase sempre acertavam o alvo colocado por ele.

Com a desvantagem no placar o Botafogo parece entregue e o Santos, ainda sem ritmo, parece não ter pressa para ir ao ataque. Segundo tempo muito morno na Vila Belmiro.

A melhor chance do santos na segunda etapa veio só aos 22 minutos. Montillo deu belo passe para Neymar, em diagonal, ficando livre na cara de Rafael Santos. Com tranquilidade o atacante tentou um toque por cima, mas o goleiro do Botafogo-SP conseguiu o desvio e manda para escanteio.

O botafogo praticamente saiu de campo. Apenas marcava, sem esboçar qualquer reação. Totalmente disperso e sem motivação para atacar, deixava todos espaços para o Santos fazer o que quisesse na partida. Contido, o Peixe não aproveitava a apatia do adversário e a partida virou quase um jogo treino. Ataque contra defesa. E de tanto pressionar, o Santos chegou ao terceiro. Miralles, que havia entrado no lugar de André, recebeu belo passe de Neymar e definiu a partida. Santos 3 a 0 no fraco Botafogo.

E ficou nisso, segunda vitória santista no campeonato paulista que vai para sua terceira rodada no final de semana. O Santos vai até Bragança Paulista, enfrentar o Bragantino, no domingo as 19h30, já o Botafogo-SP recebe o São Bernardo, em casa, no mesmo horário.