ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Santos vence Rio Claro e garante 2ª posição geral.

Ao bater time do interior e contar com tropeço alviverde Peixe fecha ótima campanha na fase classificatória.

Por Paulo Edson Delazari
Jogadores do Santos ajoelham para comemorar o gol de Ricardo Oliveira no primeiro tempo (Foto: Bruno Giufrida)

Jogadores do Santos ajoelham para comemorar o gol de Ricardo Oliveira no primeiro tempo (Foto: Bruno Giufrida)

Com gol de Ricardo Oliveira logo aos 5 minutos o Santos abriu a vitória sobre o Rio Claro por 2 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. David Braz completou o triunfo nos acréscimos. Em ritmo de treino, o Santos dosou intensidade e ratificou a segunda melhor campanha da fase de classificação do Campeonato Paulista.

Com três jogadores suspensos, o Santos apresentou novidades em campo e teve como destaque a atuação de Marquinhos Gabriel, especialmente no primeiro tempo.

Com o resultado, o Santos termina a fase de classificação do Paulista como o melhor do Grupo D, com 34 pontos somados. A equipe de Marcelo Fernandes foi derrotada apenas uma vez na competição, em revés diante da Ponte Preta, em Campinas. De resto, foram dez vitórias e quatro empates. Após 15 rodadas, o Santos só ficou atrás do Corinthians na classificação geral. Isso significa que o time terá o mando de campo nas quartas de final.

Mas ao time de Marcelo Fernandes, porém, não basta passar pelo rival do interior – jogo único que, com um empate, será decidido nos pênaltis – para ter a vantagem de atuar diante de sua torcida na fase seguinte. A equipe precisa vencer para não depender do resultado do São Paulo – os rivais podem chegar às semi com a mesma pontuação, que continua sendo somada no mata-mata, mas com vantagem tricolor no número de vitórias.

A equipe de Robinho e companhia volta a campo no final de semana, quando enfrenta o XV de Piracicaba, em confronto em jogo único que valerá uma vaga nas semifinais. A Federação Paulista de Futebol confirmará nesta quinta-feira, às 11h, local, data e horário da partida.

O jogo

O time da casa precisou de apenas cinco minutos para começar a resolver a partida. Depois de uma bela arrancada de Marquinhos Gabriel pelo meio da defesa do Rio Claro, Ricardo Oliveira bateu colocado por baixo do goleiro Richard. Foi o oitavo gol do artilheiro do Peixe na competição, e o gol número 5 mil do clube na história do Campeonato Paulista.

Mesmo em vantagem, os santistas não tiraram o pé. Aos 17 minutos, Robinho pedalou na área, tirou o marcador e por pouco não ampliou. Pouco depois, Richard fez grande defesa em conclusão de Marquinhos Gabriel e impediu o segundo gol santista.

No segundo tempo, o Santos manteve o domínio da posse de bola, mas não conseguiu ser tão efetivo quando esteve nas imediações da área do rival. A diminuição de ritmo chegou a irritar a torcida presente na Vila Belmiro. No entanto, David Braz conseguiu ampliar a vitória nos acréscimos, em uma jogada de escanteio.