ÚLTIMAS NOTÍCIAS
São Paulo é punido com perda de mandos no Morumbi.

Tricolor recebeu gancho de quatro mandos de jogos no seu estádio no Brasileirão.

Por Paulo Edson Delazari
Torcedores tricolores em confronto com a PM no coinfronto frente ao Corinthians. (Foto: Reprodução Sportv)

Torcedores tricolores em confronto com a PM no coinfronto frente ao Corinthians. (Foto: Reprodução Sportv)

São Paulo foi punido nesta sexta-feira com a perda de quatro mandos de campo pelos tumultos entre torcedores e policiais no clássico contra o Corinthians, o Tricolor atuará em casa mais uma vez no Campeonato Brasileiro. De acordo com o regulamento da competições, o time enfrentará a Portuguesa, dia 2 de novembro, no Morumbi. Na legislação vigente, o clube precisa ser notificado de qualquer alteração no confronto com dez dias de antecedência. Como o julgamento no STJD foi realizado somente hoje, o prazo não será cumprido, e o clube tem condições de jogar em seu estádio diante da Lusa.

Com isso, o São Paulo terá de procurar uma nova casa para enfrentar Flamengo (13 de novembro), Botafogo (24 de novembro) e Coritiba (8 de dezembro) – a tendência é que o clube procure um estádio no interior de São Paulo. O quarto jogo de gancho será cumprido na edição de 2014 do torneio.

O departamento jurídico do Tricolor vai recorrer da decisão do tribunal assim que for notificado da decisão. Os dirigentes, estão confiantes em, pelo menos, reduzir a punição. O clube acredita que a punição caia de quatro para duas rodadas.

Em nota oficial, o São Paulo acredita que houve exagero na punição do STJD. O clube alega não houve confronto entre torcedores e, sim, repressão da polícia para evitar qualquer briga entre são-paulinos e corintianos.

O São Paulo foi incluso no no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. A pena prevista nesses casos é de perda de até dez mandos de campo e multas entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Caso o Tribunal reduza a pena o São Paulo poderá fechar o campeonato enfrentando o Coritiba no Morumbi na última rodada da competição. Com a punição o São Paulo foi prejudicado pelka segunda vez, já que cumpriu suspensão de jogo na Libertadores devido a problemas na final da Sulamericana em 2012.