Tricolor foi ao sul do país e buscou os três pontos, distância para Cruzeiro ainda é de cinco pontos.

Por Paulo Edson Delazari
Edson Silva cabeceia e faz o gol do São Paulo. (Foto: Rubens Chiri).

Edson Silva cabeceia e faz o gol do São Paulo. (Foto: Rubens Chiri).

Em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Criciúma na tarde deste domingo. Fora de seus domínios, o tricolor foi ao Heriberto Hulse, e conseguiu garantir três pontos nesta reta final da competição, com dois gols de cabeça.Edson Silva, ainda no primeiro tempo, e Alan Kardec, no segundo. Souza descontou para os donos da casa.

O destaque da partida foi o atacante Alan Kardec que nos últimos três jogos marcou, nas três partidas, após ter passado por um jejum de 11 partidas. Rogério Ceni seguiu com seu rodízio e liberou a faixa de capitão para Paulo Henrique Ganso que teve atuação discreta, mas se dedicou muito na marcação. Luis Fabiano teve sua oportunidade, mas não foi bem, sendo substituído por Ademilson.

Com 59 pontos, a equipe de Muricy Ramalho segue na briga pelo título, a 5 pontos do Cruzeiro que venceu o Botafogo por 2 a 1, faltando seis rodadas restantes do nacional. Já o Criciúma segue seu martírio com 30 pontos na última posição da competição.

O São Paulo volta a focar sua atenção na sul-americana, quando jogará no Equador com o Emelec, às 22h na quarta-feira. Pelo Brasileiro o tricolor volta a jogar no domingo, às 16h no Barradão contra o vitória.

O jogo

Edson Silva comemora gol que abriu o placar. (Foto: Rubens Chiri).

Edson Silva comemora gol que abriu o placar. (Foto: Rubens Chiri).

Nos minutos iniciais do confronto, o Criciúma teve mais a posse de bola, mas demorava para criar chances. Apesar de rondar a área com mais perigo, os anfitriões não eram objetivos. O São Paulo tinha dificuldades para tocar a bola no campo de ataque. Dessa forma, tabelando mais nos primeiros dez minutos, os catarinenses chegaram a acumular 65% de posse de bola conta apenas 35% do Tricolor, que não conseguia encontrar os espaços.

Mais envolventes, os donos da casa tentavam infiltrar na grande área são-paulina. No entanto, aos poucos, os visitantes foram equilibrando as ações do jogo e deixou o embate mais disputado. Chances claras, porém, somente aos 23 minutos. Após boa jogada entre Michel Bastos e Maicon, o primeiro rolou para o segundo, que bateu de esquerda. A bola passou perto do gol de Bruno e assustou o rival.

Para dar mais ofensividade ao time e enganar os marcadores, Muricy inverteu os posicionamentos de Michel Bastos, que foi para a direita, e Paulo Henrique Ganso, que foi deslocado para a esquerda. A mudança fez com que o São Paulo tivesse mais oportunidades ofensivas. Aos 2985985, Rogério cobrou falta muito bem, por cima da barreira, e Bruno teve que se esticar todo para buscar a bola. Grande intervenção!

Para responder aos ataques tricolores, o Criciúma se mandou para frente e exigiu bastante do M1TO, que apareceu bem duas vezes com lindas defesas. E quando o confronto era mais parelho e caminhava para o empate sem gols antes do intervalo, os visitantes conseguiram balançar as redes em Santa Catarina.

Aos 36 minutos, na cobrança do escanteio, Michel Bastos encontrou Edson Silva livre, entre Cléber Santana e o arqueiro Bruno. O zagueiro cabeceou para o gol vazio e abriu o placar para o Tricolor! Foi o sexto gol do defensor com a camisa do São Paulo, enquanto Michel Bastos chegou a oito assistências pelo clube paulista. Após o tento, a torcida tricolor se empolgou e começou a fazer barulho no Estádio Heriberto Hülse, que contou com mais defesas difíceis de Rogério na primeira etapa.

Segundo tempo

Kardec domina bola sob a marcação de Fábio Ferreira. (Foto: Marcos Ribolli)

Kardec domina bola sob a marcação de Fábio Ferreira. (Foto: Marcos Ribolli)

Na volta para o segundo tempo, mais chuvoso, os anfitriões começaram pressionando. No entanto, assim como nos primeiros 45 minutos, a partida foi ficando equilibrada pouco a pouco, mas sem grandes emoções e mais fria. Com poucas chances de gol e muitas bolas longas, o embate ficou mais lento.

Porém, a situação da equipe são-paulina começou a complicar aos 24 minutos, quando o meio-campista Maicon deixou o gramado com fortes dores no joelho e deu lugar ao volante Souza. No minuto seguinte, aos 25, os catarinenses conseguiram empatar o duelo com Souza.

Tentando reagir, os paulistas apostaram nas sempre perigosas investidas do polivalente Michel Bastos, mas as escapadas do camisa 7 pararam no sistema defensivo adversário. Na última tentativa de conquistar um triunfo, Muricy apostou nas entradas de Ademilson e Osvaldo, que deixaram o confronto mais aberto e disputado.

E foi aí, quando o empate parecia inevitável fora de casa, que o Tricolor arrancou a importante vitória longe de seus domínios. Aos 37 minutos, Ademilson fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Alan Kardec, que fez como manda o manual: testou para baixo, sem chances para Bruno: 2 a 1 e muita festa dos jogadores e torcida!