ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Seedorf evita vitória corintiana

Holandês decide mais uma vez e Botafogo arranca empate contra o timão.

Por Anderson Marinho

Peruano Paolo Guerreiro comemora o seu primeiro gol com a camisa do timão. (Gazeta Press)

O Corinthians visitou o Botafogo, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012 e saiu de campo com um empate por 2 x 2 em um duelo equilibrado, onde os gringos fizeram a diferença.

Com objetivos diferentes na competição as duas equipes protagonizaram um começo de jogo muito movimentado, em promessa de grande espetáculo no Engenhão.

Sonhando com uma vaga na Libertadores, o Botafogo contou com o retorno do seu camisa 10, o veterano Clarence Seedorf, e tomou a iniciativa nos primeiros cinco minutos de jogo. Logo aos três, Elkesson invadiu a área e foi derrubado por Paulo André, mas o árbitro Sandro Meira Ricci mandou o lance seguir.

Os donos da casa continuaram pressionando e aos 5 minutos, Gabriel avançou pela esquerda e cruzou no segundo pau, Seedorf apareceu nas costas de Alessandro, que jogou improvisado na lateral esquerda, e escorou para abrir o marcador, fazendo o seu quinto gol no campeonato nacional. Botafogo 1 x 0 Corinthians.

O timão não se abalou e respondeu dois minutos depois, após uma defesa difícil de Jefferson, o peruano Paolo Guerreiro aproveitou o rebote e de cabeça marcou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra, deixando tudo igual no Engenhão. Botafogo 1 x 1 Corinthians.

Aos 11 minutos, Douglas deu belo passe para Romarinho, dentro da grande área, ele finalizou de pé direito, obrigando Jefferson a fazer uma grande defesa, e no rebote o argentino Martinez, impedido, foi derrubado por Lucas, pênalti para o timão. Na cobrança, Douglas bateu com categoria, de pé esquerdo, para colocar o timão à frente no placar. Botafogo 1 x 2 Corinthians.

O Corinthians aproveitou o bom momento no jogo, e aos 14 minutos, após cruzamento da esquerda, Romarinho chutou cruzado e o arqueiro botafoguense fez mais uma bela defesa, evitando o terceiro gol da equipe paulista.

O Botafogo reequilibrou as ações e passou a tocar mais a bola, procurando espaços para chegar à área corintiana.

Aos 28 minutos, Andrezinho cobrou escanteio, a bola passou pela área e Lucas cruzou para Glória, impedido, de pé esquerdo marcar o segundo gol do time carioca, anulado, dessa vez corretamente, pela arbitragem.

Os donos da casa seguiram pressionando em busca do empate, mas o Corinthians soube se postar em campo, sem dar espaços para o rival, e continuou levando perigo nos contra-ataques.

Em um primeiro tempo muito bem jogado no estádio do Engenhão, o Corinthians surpreendeu o Botafogo, que saiu na frente, com o seu poder de reação e as boas atuações de Douglas e Romarinho. Do lado carioca, Jefferson foi o destaque, fazendo pelo menos duas defesas difíceis ele evitou que o adversário ampliasse a vantagem no marcador.

Etapa Complementar

As duas equipes retornaram para o segundo tempo sem alterações.

A segunda etapa começou com ritmo mais leve, com o Botafogo trocando passes no meio de campo e o Corinthians apostando nos contra-ataques.

Aos oito minutos, Jadson invadiu a área e caiu na disputa com o volante Ralf, mas Sandro Meira Ricci interpretou o lance como jogada normal.

Três minutos depois, Paolo Guerreiro, em posição irregular, recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e fez um golaço, anulado pelo árbitro.

O jogo seguia cadenciado, pelo lado botafoguense, aos 20 minutos Seedorf já havia dado 23 passes corretos, e nenhum errado, no jogo.

Aos 25 minutos o treinador Oswaldo de Oliveira sacou o lateral esquerdo Márcio Azevedo e colocou o meia uruguaio Lodeiro.

O técnico Tite respondeu um minutos depois, com Jorge Henrique no lugar do argentino Juan Martinez.

Seedorf foi o grande destaque da partida no Engenhão. Foto: Luciano Belford

Aos 30 minutos, Seedorf avançou pela esquerda, driblou Wallace e bateu de direita, a bola desviou no zagueiro corintiano e enganou Cássio. O gol de empate para o Glorioso. Botafogo 2 x 2 Corinthians.

Animado com a igualdade, o Glorioso partiu pra cima do timão em busca dos três pontos, e Oswaldo promoveu a entrada do atacante Rafael Marques no lugar de Jadson. No Corinthians, o meia Douglas, que caiu muito de produção no segundo tempo, saiu para a entrada do volante Guilherme.

Aos 37 minutos, após inversão de bola de Seedorf, Felype Gabriel Cruzou e Lodeiro chegou batendo por cima da meta de Cássio.

O Corinthians ainda teve a última oportunidade aos 40 minutos, em cobrança de falta, Jorge Henrique bateu com perigo, rente a trave esquerda de Jefferson.

Os últimos minutos foram de pressão botafoguense, aos 45, Andrezinho cruzou, Dória subiu livre, dentro da área, e cabeceou por cima do travessão, quase o gol da vitória.

O Zagueiro ainda teve mais oportunidade aos 47 minutos, no último lance do jogo, após um levantamento da direita ele dividiu com o goleiro Cássio e o árbitro marcou falta sobre o jogador corintiano.

Botafogo e Corinthians fizeram um bom jogo, com destaque mais uma vez para a exibição do craque holandês Clarene Seedorf, autor de dois gols, que evitou a derrota dos cariocas.

O Corinthians sai de campo com um empate contra um adversário difícil, fora de casa, e apesar de ter estado na frente durante a maior parte do jogo pode considerar um bom resultado.

O Timão ocupa provisoriamente a 8ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos. A equipe volta à campo no próximo domingo, 30/09/2012, às 16h00 no estádio do Pacaembu para enfrentar o Sport Recife, em duelo válido pela 27ª rodada da competição.

Já o Botafogo, atualmente em 6º lugar com 40 pontos ganhos, pode cair para a 7ª posição, se o Internacional vencer o Bahia hoje em Porto Alegre, mas ainda sonha com a vaga na Libertadores da América 2013. Os comandados de Oswaldo de Oliveira voltam à campo pelo Brasileirão também no domingo, 30/09/2012, ás 16h00 contra o Bahia no estádio Pituaçu em Salvador.

Ficha técnica

BOTAFOGO 2 X 2 CORINTHIANS

Gols
BOTAFOGO: Seedorf, aos 6min do primeiro tempo; e aos 30min do segundo tempo

CORINTHIANS: Guerrero, aos 9min do primeiro tempo, Douglas, aos 13min do primeiro tempo

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo (Lodeiro); Gabriel, Jadson (Rafael Marques), Andrezinho e Fellype Gabriel; Seedorf e Elkeson
Treinador: Oswaldo de Oliveira

CORINTHIANS: Cássio, Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas (Guilherme); Martínez (Jorge Henrique), Romarinho e Guerrero (Guilherme Andrade)
Treinador: Tite

Cartões amarelos
BOTAFOGO: Lucas e Márcio Azevedo
CORINTHIANS: Jorge Henrique e Douglas

Árbitro
Sandro Meira Ricci

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)