ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Segundo o IFFHS, Neymar só perde para Messi

IFFHS divulga lista dos maiores artilheiros do ano em jogos Internacionais

Por Vladimir da Costa

Neymar fez 16 gols em 2012 em competições internacionais (Foto: Mowa Press)

Não é novidade para ninguém que Messi é o melhor do mundo e vive quebrando recorde atrás de recorde, mas é de surpreender a segunda colocação na lista dos maiores artilheiros, segundo a Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS). Mesmo com o Real Madrid ter feito, incríveis, 106 pontos no Espanhol, o craque Cristiano Ronaldo, não ficou se quer nos três primeiros colocados.

Para o craque argentino, tudo é possível. Em apenas um ano, chegou à impressionantes 63 gols em 48 jogos (média de 1,31 gol por jogo). Em competições internacionais, Messi tem nove gols pela seleção e dez pelo Barcelona.

O segundo colocado para o restante do mundo pode soar estranho, mas para nós, que acompanhamos diariamente o talento do gênio Santista não. Neymar, segundo lista divulgada nesta segunda-feira pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, em inglês), o atacante do Santos figura atrás apenas de Lionel Messi na artilharia do ano em jogos internacionais por clube e seleção. São 16 gols computados – oito pelo Peixe e mais oito com o Brasil -, três a menos que o craque do Barcelona e da Argentina, que fez nove pela Argentina e 10 pelo clube da Cataluña.

O terceiro colocado no ranking, o colombiano Radamel Falcao García, a estrela do Atlético de Madri, soma 15 gols, três pela seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e 12 pelos Colchoneros, que se sagraram campeões da Liga Europa e da Supercopa Europeia – esta o atacante fez os três gols na decisão sobre o Chelsea.

Só depois aparece Cristiano Ronaldo, o Luso, anotou  cinco gols por Portugal e oito pela equipe merengue na Liga dos Campeões, mas pelos critérios de desempate (gols pelo país), e por isso, está atrás de Leandro Damião, com 13 gols (sete pelo Brasil e seis pelo Internacional), e Mohamed Aboutrika (sete pelo Egito e seis pelo Al Ahly).

Para elaborar o ranking, a IFFHS levou em consideração os jogos internacionais e intercontinentais disputados pelos jogadores em 2012. Os gols valem tanto pelos clubes como pelas seleções.

O top 10 dos artilheiros:

1º – Messi (Barcelona) – 19 gols

2º Neymar (Santos) – 16 gols

3º Falcao (Atlético de Madrid) – 15 gols

4º Mohamed Aboutreika (Al-Ahly) – 13 gols

5º Leandro Damião (Internacional) – 13 gols

6º Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 13 gols

7º Michael Mifsud ( Valletta) – 12 gols

8º Huntelaar (Schalke 04) – 12 gols

9º Emmanuel Atukwei Clottey (Berekum Chelsea) – 12 gols

10º Ricardo Oliveira (Al-Jazeera) – 12 gols