E o que todos sabiam, mas não queriam, aconteceu. Lusa é rebaixada

Por Vladimir da Costa

Depois de pouco mais de duas horas de julgamento, a Portuguesa perdeu quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton no empate por 0 a 0 com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro e acabou sendo rebaixada no campeonato brasileiro 2013. Livrando o Fluminense do descenço.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), sediado no Rio, optou por obedecer o regulamento da competição.

Como é de seu direito, a Portuguesa irá recorrer da decisão ao Pleno do STJD, e a definição dos rebaixados pode acontecer apenas em 2014. O relator Felipe Bevilacqua pediu a perda de quatro pontos e multa de R$ 1 mil e foi acompanhado por três auditores,  que – sem se justificar muito – votaram de acordo. Assim como o presidente da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Valed Perry.

O relator Felipe Bevilacqua de Souza (à esquerda) durante o julgamento no STJD que puniu a Lusa. (Foto: Reprodução)

O relator Felipe Bevilacqua de Souza (à esquerda) durante o julgamento no STJD que puniu a Lusa. (Foto: Reprodução)

– Se fosse o contrário, o resultado não seria esse. Tanto é que em 2010 não tiraram o título do Fluminense porque era imoral. E a Portuguesa cair não é imoral, o problema é esse. Nós vamos entrar com o recurso no Pleno, vamos ver como fica, e depois vamos tomar as medidas que pudermos. Vamos lutar até onde der. Podemos ir à Fifa, ir à Justiça comum. A Portuguesa não vai cair por uma votação desse tipo. A gente aceita, mas não concorda. A gente acata a decisão, mas vai rediscutir. Se for mantido, vamos até o final. Não é melhor manter o resultado do campo? Não é um absurdo mudar o resultado que nós lutamos tanto para conseguir, e o Fluminense, que é um grande clube, não teve capacidade? E agora tem que inverter? É um absurdo. Depois falamos que é tapetão, e o pessoal fica zangado, afirmou o presidente da portuguesa, Manuel da Lupa

A Portuguesa foi penalizada com perda de quatro pontos: três de punição e os pontos conquistados na partida de escalação irregular (no caso, um). A decisão resultou em mudança na tabela e levou a Lusa para a 17ª posição, com 44 pontos – dois a menos do que o Fluminense, que sobe para o 16º lugar e se livra do rebaixamento.

Héverton foi suspenso em julgamento na sexta-feira, dia 6/12, e escalado no fim de semana (entrou aos 32 minutos do segundo tempo contra o Grêmio), o que acarretou uma notícia de infração feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao tribunal. A Lusa foi denunciada no artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com previsão de perda de três pontos, mais o que foi conquistado na partida em questão, no caso, um ponto, somando quatro pontos. Penalidade que veio de forma oficial apenas na terça-feira, dois dias depois da realização da partida.

Sendo ou não beneficiado, pela terceira vez em menos de 20 anos, o Fluminense reverte nos tribunais uma situação que aconteceu dentro de campo a seu favor.