ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tensão e preparação para a partida entre Brasil e Uruguai

Em meio a protestos, Brasil já está definido para encarar o Uruguai na semifinal no Mineirão

Por Vladimir da Costa

 

De olho nos protestos que continuam acontecendo em todo o país, principalmente em Minas Gerais, onde na capital Belo Horizonte, milhares de manifestantes estão indo a rua para pedir por melhores condições diariamente, o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, decretou que esta quarta-feira (26) será feriado municipal por causa da participação do município na Copa das Confederações. Brasil e Uruguai  no Mineirão, na Região da Pampulha, partida de semifinal da competição.

Rômulo Ferraz, secretário de Defesa Social,e o coronel Márcio Sant'Ana

Rômulo Ferraz, secretário de Defesa Social,e o coronel Márcio Sant’Ana (Foto: UOL)

Tudo isso porque a PM está monitorando as redes sociais e mesmo sem confirmação oficial, é certo que uma grande multidão vá as ruas nesta quarta-feira. O que aumenta a preocupação de policiais e seguranças é o fato de o Governo ter decretado feriado. Com isso, mais pessoas ficarão livres para manifestarem e irem às ruas antes do duelo decisivo pela competição.

“Havendo esse impedimento com centenas de milhares de pessoas, o evento está comprometido. É impossível uma força pública, uma força militar, atuar contra cem mil, 120 mil, 130 mil pessoas, que possam em determinado momento impedir o transito”, disse o coronel Márcio Martins Sant’Ana.

A intenção do protesto é aproveitar a passagem da seleção brasileira pela capital e chamar a atenção de políticos, assim como foi feito em cidades como Brasília, Fortaleza e Salvador.

Nesta quarta, cerca de 5,5 mil homens da Polícia Militar estarão nas ruas para tentar conter os protestos, com a ajuda de 160 oficiais da Força Nacional. No último sábado, haviam sido 3,5 mil homens, que não impediram que a passeata se transformasse em tumulto generalizado.

Se no lado de fora, existe uma insegurança e principalmente incerteza do que irá ocorrer, dentro das quatro linhas, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, não tem dúvidas do time que vai a campo. Com Paulinho recuperado, e de volta a equipe no lugar de Hernanes, a escalação será a mesma que começou a competição. Segundo o treinador, só um problema médico o fará mudar o time que inicia a partida contra os uruguaios.

“Eu quero acreditar que amanhã seja a mesma equipe do início do torneio. A gente nunca sabe por um problema qualquer no treinamento. Aquela equipe que vem começando as partidas”, afirmou Luiz Felipe Scolari.

Brasil treinou tranquilo nesta terça no Mineirão que estará lotado para o jogão de Amanhã

Brasil treinou tranquilo nesta terça no Mineirão que estará lotado para o jogão de amanhã (Foto: AFP/Nelson Almeida)

A equipe titular do Brasil será formada por: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred.

Com 100% de aproveitamento e 9 gols marcados, o Brasil se vencer o Uruguai, amanhã às 16h, no Mineirão, chegará a mais uma decisão oficial da Fifa, podendo se tornar o primeiro tetracampeão da Copa das Confederações.