ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Timão domina o jogo e garante a classificação

Corinthians faz belo primeiro tempo e garante vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil

Por Vladimir da Costa

Diante de sua torcida que enfrentou uma noite gelada no Pacaembu para apoiar o time, o Corinthians encarou o modesto Luverdense, que veio a São Paulo na espera de um milagre, que não aconteceu.

Pato é abraçado por seus companheiros depois de abrir caminho pra vitória corinthiana Rodrigo Capote UOL

Pato é abraçado por seus companheiros depois de abrir caminho pra vitória corinthiana (Foto: Rodrigo Capote / UOL)

A equipe visitante começou a partida de forma organizada e mesmo sem ficar muito com a bola, chegou a criar boas chances, a diferença é que o Corinthians criou muito mais e com a qualidade indiscutível de seus atletas quando teve a chance, guardou.

Com a calma de sempre, o Corinthians dominou a partida inteira e aos poucos foi encontrando os espaços para chegar ao gol do goleiro Gabriel Leite, do time Mato-grossense que não fez frente ao atual campeão mundial. Bem na partida, Douglas foi o responsável pelas principais jogadas de perigo do Timão, principalmente no primeiro tempo, que garantiram a classificação.

Agora, o próximo adversário esta em outro patamar. Caso queira chegar a uma nova decisão de Copa do Brasil, o Corinthians terá de jogar muito mais para passar pela forte e catimbeira equipe do Grêmio, na próxima fase da competição.

 O Jogo

A partida começou truncada, com muitas faltas, mas aos poucos o timão tomando as rédeas da partida e teve sua primeira boa chance aos nome minutos. Depois de falta cobrada na intermediária, a bola voltou para Douglas, que achou Paulo André na entrada da área pela direita do ataque, o zagueiro dominou e bateu, o goleiro Gabriel Leite desviou a bola que subiu e acertou o travessão, no rebote, Fabio Santos errou o cruzamento e a bola foi isolada pela defesa.

O Corinthians seguia em cima, e o Luverdense só conseguia parar na base da falta, o que começava a irritar os atletas corinthianos.

Aos 26 a primeira grande chance desperdiçada pelo Corinthians. Guerrero recebeu ótimo passe na intermediária, ficou cara a cara Gabriel Leite, mas demorou para decidir e acabou desarmado por Braga, perdendo um gol incrível.

E de tanto parar a partida com faltas, o Luverdense recebeu o castigo na bola parada. Pato cobrou falta rasteira com força, a bola foi no meio do gol, em cima de Gabriel Leite que não conseguiu fazer a defesa e acabou “colaborando” para o primeiro gol da partida.

Ibson comemora com Fábio Santos o gol marcado pelo lateral no Pacaembu Rodrigo CapoteUOL

Ibson comemora com Fábio Santos o gol marcado pelo lateral no Pacaembu (Foto: Rodrigo Capote / UOL)

Com o gol o time visitante não desanimou e na base da vontade e da correria tentou esboçar uma reação contra o timão. Aos 35 minutos a grande chance do time de Mato Grosso. Tozin recebeu cruzamento na área do Corinthians, e cabeceou livre de marcação, mas Cássio fez ótima defesa e salvou o que seria o gol de empate. No rebote, Washington tentou finalizar e Tozin não alcança para desviar para o gol.

Na sequência foi a vez do Corinthians perder mais uma chance de ampliar o marcador. Novamente Guerrero recebeu passe de Douglas na área, mas dessa vez o atacante errou o alvo e a bola saiu sobre o gol do Luverdense.

O Corinthians seguia com a blitz pra cima do Luverdense e o segundo gol não demorou a sair. Aos 44 minutos, após jogada pela esquerda, Fábio Santos apareceu livre na pequena área para no fundo das redes para ampliar o marcador.

No segundo tempo, já com o placar a favor, quem precisava atacar para conseguir a vaga era o Luverdense, por isso o Corinthians não tinha pressa. Valorizava a posse de bola, buscando mantê-la sempre no ataque e esperando o adversário sair para matar o jogo no contra-ataque.

Corinthians Administra vantagem mínima com atuação apagada de Pato.

A partida caiu consideravelmente de qualidade no segundo tempo. Os times pouco avançavam. O timão controlava a bola e deixava o tempo passar, já o Luverdense, quando tinha a redonda, faltava qualidade para assustar o gol adversário.

O Corinthians abdicou do ataque e ficou trocando passes entre as intermediárias, sem levar nenhum perigo ao gol adversário. O Luverdense por sua vez, cansou. O time que quase não ficava com a bola nos pés sentiu no final da partida para esboçar uma reação.

Faltando 10 minutos para acabar a partida, Alexandre Pato pediu substituição, logo ele que precisa de uma sequência de jogos para voltar a encantar com o bom futebol que o consagrou no Milan. Tite não concordou e manteve o jogador até o final da partida.

O próximo adversário do timão será o Grêmio, que bateu o Santos. O sorteio do mando de campo e das datas dos jogos acontecerá nesta sexta-feira, na sede da CBF.