ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Timão fica no zero a zero contra o Flu e deixa o G4

 Alvinegro tropeça diante de adversário fragilizado em jogo tecnicamente fraco

Por Anderson Marinho
Fabio Santos em disputa de bola acirrada. Foto: Daniel Ramalho / Terra

Fabio Santos em disputa de bola acirrada. Foto: Daniel Ramalho / Terra

Fluminense e Corinthians empataram sem gols no Maracanã, nesta quarta-feira, em jogo válido pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Com o resultado o alvinegro chegou ao seu sétimo empate na competição, é o time que mais empatou ao lado da Portuguesa, deixou escapar a oportunidade de se aproximar da liderança e caiu para a sexta colocação com 22 pontos. Já o tricolor carioca alcançou a marca de quatro jogos sem vitória e é apenas o décimo quarto com 15.

O jogo

Pressionado e com muitos desfalques, entre jogadores contundidos, suspensos e a serviço da Seleção Brasileira, o Fluminense entrou em campo com formação nova, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o time no 3-5-2, deslocando o volante Edinho para atuar ao lado de Gum e Leandro Euzébio na zaga, para dar mais consistência ao setor defensivo.

Meia Renato Augusto articulou as principais jogadas do timão. Foto: Daniel Ramalho / Terra

Meia Renato Augusto articulou as principais jogadas do timão. Foto: Daniel Ramalho / Terra

O Fluminense tomou a iniciativa e apertou a marcação, dificultando as ações do adversário nos minutos iniciais, mas, por outro lado, a equipe pouco criou.

Aos poucos o Corinthians foi crescendo em jogadas individuais e teve as melhores oportunidades para abrir o marcador. Aos 18 minutos, Renato Augusto deu bela assistência para Alexandre Pato pela esquerda, o atacante invadiu a área e chutou no canto esquerdo, mas Diego Cavalieri espalmou para escanteio.

O Flu só chegou em um chute de Diguinho, de fora da área, que saiu rente à trave de Cássio.

Emerson ainda teve mais uma chance para o timão, aos 38, após boa jogada de Renato Augusto, o camisa 11 pegou a sobra e chutou forte para defesa segura de Cavalieri.

Etapa Complementar

Os dois times retornaram para a segunda etapa sem substituições, com o Corinthians melhor posicionado em campo, mas aos poucos os donos da casa equilibraram as ações e por pouco não saíram na frente no placar.

Aos 11 minutos, Rafael Sóbis cobrou escanteio pela direita, Felipe apareceu livre na pequena área e cabeceou para o gol, mas a arbitragem pegou o veterano em posição irregular.

Felipe marcou, mas o gol foi corretamente anulado. Foto: Daniel Ramalho / Terra

Felipe marcou, mas o gol foi corretamente anulado. Foto: Daniel Ramalho / Terra

A partida ficou truncada, com as duas equipes jogando um futebol burocrático, de pouca criatividade. Tentando dar um novo ânimo ao tricolor Luxemburgo promoveu as entradas de Samuel e Wagner nas vagas de Kenedy e Felipe respectivamente. Tite respondeu com a entrada de Douglas no lugar do apagado Alexandre Pato.

Ainda insatisfeito, o comandante carioca sacou Rafael Sóbis para a entrada do veloz Biro-Biro, mas não deu tempo do garoto mudar o jogo para o Flu. Aos 33 minutos, Gum aplicou um carrinho violento sobre Emerson Sheik e recebeu o cartão vermelho, deixando o tricolor com um homem a menos.

Com a vantagem numérica o Corinthians partiu para cima nos minutos finais, com as entradas de Danilo, no lugar do contundido Guilherme, e Ibson na vaga de Paulo André.

Sem um centroavante de ofício em campo, Emerson passou atuar mais adiantado, como referencia no ataque, e teve pelo menos duas chances para fazer o gol da vitória, mas não conseguiu tirar o zero do placar.

No primeiro lance, aos 38 minutos, o atacante foi acionado dentro da pequena área, mas furou na hora da finalização. Aos 47, o Sheik recebeu na entrada da área, dominou e bateu firme, no canto direito de Diego Cavalieri, mas o arqueiro tricolor fez uma grande defesa garantindo o empate para os anfitriões.

O Corinthians volta à campo agora no próximo domingo, às 16h00, quando receberá o Coritiba no estádio do Pacaembu. Já o Fluminense visitará o Náutico, no sábado às 18h30, na Arena Pernambuco.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 0 CORINTHIANS

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 14/8/2013 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Edinho, Igor Julião (FLU); Guilherme (COR)
Cartões vermelhos: Gum, aos 33’/2ºT
Gols:

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Digão e Ronan; Edinho, Diguinho, Willian e Felipe (Wagner – 19’/2ºT); Rafael Sobis (Biro Biro – 31’/2ºT) e Kenedy (Samuel – 16’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André (Ibson – 41’/2ºT) e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Danilo – 36’/2ºT) e Renato Augusto; Romarinho, Emerson Sheik e Pato (Douglas – 26’/2ºT). Técnico: Tite