ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tite renova com o Corinthians até dezembro de 2013

Treinador conquistou o Brasileirão e a Libertadores pelo Timão

Por Eduardo do Carmo

Tite no comando do Timão até o fim de 2013 (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Quem acompanhou a dolorosa eliminação do Corinthians contra o Tolima, na pré-Libertadores de 2011, e a pressão dos torcedores para cima de Tite naquela ocasião jamais imaginaria ler uma notícia como essa. No entanto, com o aval da diretoria e confiança dos corinthianos recuperada aos poucos, o treinador renovou contrato com o alvinegro de Parque São Jorge até dezembro de 2013.

A negociação foi fechada, nesta quarta-feira, após reunião entre os dirigentes do Timão e o empresário Gilmar Veloz. Foi só a oficialização, já que diretoria e técnico, desde a conquista da Libertadores, manifestaram o desejo.

Adenor Leonardo Bacchi, ou simplesmente Tite, é o quinto técnico que mais dirigiu o Corinthians. Dividida em duas passagens, a primeira entre 2004 e 2005, são 189 jogos, com 96 vitórias, 54 empates e 39 derrotas. O treinador está próximo de ultrapassar Nelsinho Baptista (192 jogos). Osvaldo Brandão é o maior da história com 439.

Em 2004, Tite chegou ao Corinthians com a missão de afastar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Gaúcho foi além e colocou o Timão na quinta colocação ao final da competição. No ano seguinte, por conta de discordâncias com a MSI, pediu demissão.

O retorno aconteceu em 2010, após demissão de Adilson Batista. Em má fase, o Corinthians não se recuperou no Campeonato Brasileiro daquele ano e conseguiu apenas a classificação para a fase pré-Libertadores. Diante do Tolima, o Timão foi eliminado e uma crise se instaurou no clube. No entanto, Tite deu a volta por cima, conquistou o Brasileirão de 2011 e levou o Corinthians ao título inédito da Libertadores em 2012.