ÚLTIMAS NOTÍCIAS
3 Campeões Mundiais Podem Se Enfrentar Nos Grupos da Copa.
Sorteio da Copa de 2014 poderá colocar três campeões mundiais no mesmo grupo.
Por Paulo Edson Delazari 

A Fifa definiu nesta terça-feira como será o Sorteio Final da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, anunciou os critérios. A principal mudança é que o Pote 4 terá nove seleções da Europa, mas uma delas será sorteada logo no início do evento para compor o Pote 2, que aparece inicialmente com sete equipes (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador). O sistema poderá formar até um grupo com três campeões do mundo.

O primeiro ato do evento de sexta será sortear qual seleção do Pote 4 (com nove países da Europa) vai ser alocada no Pote 2. Em seguida, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke,vai selecionar as bolinhas do Pote 1, que determinará qual cabeça de chave estará em cada grupo. Depois, uma novidade: como a seleção europeia, que foi sorteada no início, só poderá fazer parte de um grupo com cabeça de chave sul-americano, Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia serão alocadas em um “Pote X”. Neste pote, haverá um sorteio para definir em qual chave a primeira equipe sorteada cairá.

info potes sorteio copa (Foto: arte esporte)
 
– Vamos tirar do Pote 4 um europeu para o Pote 2. Queremos ter certeza de que teremos oito seleções por pote. Essa decisão foi tomada pelo Comitê Executivo. Conversamos com os presidentes das diferentes confederações. Trata-se de um sorteio e temos que sortear. Vamos fazer isso e não escolher as equipes – explicou o secretário-geral da Fifa.

Com a definição do grupo da primeira seleção europeia, o sorteio terá sequência e todas as seleções do Pote 2 serão sorteadas para conhecerem os seus grupos. Em seguida, os Potes 3 e 4 terão as suas chaves definidas para a Copa de 2014. Como previsto, o Pote 1 será composto pelos cabeça de chave (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica). Já está definido que a seleção brasileira estará no Grupo A, como país-sede.

O Pote 2 começa com cinco seleções africanas e duas sul-americanas, mas terá a inclusão de uma europeia. O Pote 3 terá quatro da Ásia (Austrália, Irã, Japão e Coreia do Sul) e quatro da Concacaf (Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos). Por fim, o Pote 4 será todo integrado pelas seleções europeias (Bósnia, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia).

Com essa divisão e esquema de sorteio definido pela Fifa, um grupo poderá ter até três campeões do mundo juntos. Por exemplo: Brasil (Pote 1), Itália (saindo do Pote 4 para o Pote 2), França (Pote 4) e uma seleção do Pote 3.

Blatter, Valcke e Marin Coletiva (Foto: Alexandre Lozetti)Jérôme Valcke, Joseph Blatter e Marin participam de coletiva de imprensa, nesta terça, na Costa do Sauípe
(Foto: Alexandre Lozetti)

Para o sorteio da Copa do Mundo, Valcke afirmou que a Fifa vai respeitar as divisões geográficas para a definição dos grupos. Duas equipes sul-americanas não poderão estar no mesmo grupo. Além disso, cada chave só poderá contar com, no máximo, duas seleções europeias.- Para evitar o risco de violação do princípio da separação geográfica para colocar duas ou mais equipes da mesma confederação no mesmo pote. Nenhum time sul-americano, por exemplo, poderá estar numa chave que uma equipe do mesmo continente – afirmou.

O Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa ocorrerá a partir das 14h (de Brasília) na Costa do Sauípe-BA.