ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ufa! Espanha vence Georgia nas Eliminatórias da Copa 2014.

Seleção espanhola começou luta para estar presente na Copa 2014 no Brasil.

 Por Paulo Edson Delazari e Eduardo Carmo

Desolado jogador da Georgia vê Espanhois comemorarem gol no final da partida. (Foto: Reuters)

 Fúria se livra de tropeço contra a Geórgia com gol do atacante do Valencia Roberto Soldado, ele marcou aos 41 do segundo tempo e deu a vitória por 1 a 0, nesta terça-feira, em Tbilisi, pela segunda rodada do Grupo I contra a Georgia.

David Villa era aguardado como titular, ausente em jogos oficiais da seleção desde o ano passado, por conta de uma fratura na tíbia, contudo o técnico Vicente Del Bosque optou pelo centroavante cortado do grupo campeão da Eurocopa, na lista final. O jogador saiu como titular da Espanha para a estreia nas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2014.

A França lidera o grupo com 6 pontos por ter ganhado hoje da Bielorussia, seguido por Espanha e Georgia com 3 pontos cada, sendo que os espanhóis só fizeram 1 jogo, pois seu grupo e formado por apenas 5 seleções (França, Bielorrússia, Espanha, Georgia e Finlândia). Uma seleção folgará a cada rodada – o primeiro avançará direto, enquanto o segundo irá para a repescagem.

Com a vitória a Espanha chega a 12 vitórias consecutivas em jogos em fase de grupos das eliminatórias. O último empate ocorreu no dia 7 de setembro de 2005 já no fim da campanha para o Mundial de 2006. Empate havia ocorrido nesta época, mas a última derrota, aconteceu em 3 de março de 1993, quando a Fúria caiu para a Dinamarca, por 1 a 0.

A vitória foi suada e foi diferente do que estamos acostumados a ver do futebol espanhol. Para se ter uma ideia de como foi a partida a Espanha chegou a tomar uma bola na trave aos nove minutos, quando Amisulashvili obrigou Iker Casillas a torcer – e respirar aliviado.

O lance foi um alerta para que Del Bosque colocasse a Fúria ainda mais avançada, com Pedro no lugar de Busquets. Destaque do Arsenal neste início de temporada, o meia Santi Cazorla foi outra novidade ao longo da segunda etapa, mas pouco produziu. Inclusive depois de Loria se lesionar e acabar substituído por Kvaskhvadze, aos 27 minutos.Durante o jogo numa das poucas jogadas que funcionou, Cesc Fàbregas recebeu no lado direito da grande área e rolou para o centroavante completar.

O Jogo

Xavi comanda a Fúria na primeira etapa, mas Loria salva Geórgia

Goleiro Loria foi o destaque da Geórgia diante da Fúria (Foto: Agência Reuters)

Assim como nas últimas partidas, a Espanha começou com grande posse de bola. Aos 10, Xavi cobrou escanteio e Sergio Ramos cabeceou para defesa de Loria. Aos 27, Xavi rolou para David Silva, que dominou e mandou uma bomba na trave esquerda do goleiro da Geórgia.

Já aos 44, Iniesta tentou pelo meio e foi desarmado. A bola, porém, sobrou para Xavi que acertou um belo chute para grande defesa de Loria. A última oportunidade do primeiro tempo aconteceu um minuto mais tarde. O camisa número 8 da Fúria estava muito bem e deixou Soldado em ótima condição na área, mas Loria saiu para cortar o lance. Na sobra, Iniesta tentou no canto, mas lá estava o goleiro georgiano para espalmar.

Geórgia assusta, mas Soldado garante a vitória espanhola

No segundo tempo, os donos da casa voltaram com melhor marcação e dificultaram as investidas da Espanha. Aos 9 minutos, um susto para a Fúria.  O lateral esquerdo Aamisulashvili finalizou bem e carimbou a trave de Casillas. Aos 27, uma baixa importante. O goleiro Loria, que salvou a Geórgia no primeiro tempo, saiu de campo lesionado.

A Fúria trocava passes, mas tinha dificuldades para furar o bloqueio adversário. Até que aos 41 minutos, Fabregas encontrou Soldado, que complementou para o fundo das redes. A Geórgia ainda quase chegou ao empate. Aos 48, Sirbiladze girou e bateu, mas Sergio Ramos, bem colocado, cortou o perigo.

A Espanha volta a jogar pelas eliminatórias em um mês. No dia 12 de outubro, o adversário será a Bielorrússia, fora de casa. A Geórgia visitará a Finlândia na mesma data.

Pouco mudou para a etapa final. Ou melhor, a Geórgia deu o troco e também chegou à sua bola na trave

Também com Fàbregas, a Fúria partiu para o desespero nos minutos finais. Ocupou todo o campo ofensivo, girou a bola como manda o figurino. E, principalmente, jogou a bola na área.

Outros resultados da eliminatória Européia para Copa de 2014

Grupo A
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

15h30 – Sérvia 6 x 1 País de Gales
15h45 – Bélgica 1 x 1 Croácia
16h00 – Escócia 1 x 1 Macedônia
 

Grupo B
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

15h00 – Bulgária 1 x 0 Armênia
15h45 – Itália 2 x 0 Malta
Folgam: República Tcheca e Bulgária

Grupo C
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

15h30 – Áustria 1 x 2 Alemanha
15h30 – Suécia 2 x 0 Cazaquistão
Folgam: Ilhas Faroe e Irlanda

Grupo D
Resultados:

 
Segunda rodada – terça-feira

14h30 – Romênia 4 x 0 Andorra
15h00 – Turquia 3 x 0 Estônia
15h30 – Hungria 1 x 4 Holanda

Grupo E
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

14h00 – Chipre 1 x 0 Islândia
15h00 – Noruega 2 x 1 Eslovênia
15h30 – Suíça 2 x 0 Albânia

Grupo F
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

14h00 – Israel 0 x 4 Rússia
15h45 – Irlanda do Norte 1 x 1 Luxemburgo
17h00 – Portugal 3 x 0 Azerbaijão

Grupo G
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

15h15 – Bósnia-Herzegovina 4 x 1 Letônia
15h15 – Eslováquia 2 x 0 Liechtenstein
15h45 – Grécia 2 x 0 Lituânia

Grupo H
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

15h30 – San Marino 0 x 6 Montenegro
15h45 – Polônia 2 x 0 Moldávia
16h00 – Inglaterra 1 x 1 Ucrânia

Grupo I
Resultados:

Segunda rodada – terça-feira

14h30 – Geórgia 0 x 1 Espanha
16h00 – França 3 x 1 Bielorrússia
Folga: Finlândia