Um pouco diferente? O novo Paulistão dá sinais de velho, mas apresenta diferenças

Campeonato Paulista empolga por grandes jogadores nas principais equipes

Por Luiz Soares

As quatro primeiras rodadas do Paulistão 2013 mostraram mais um pouco do velho campeonato Paulista, ou seja, é mais uma prova que a grande mistura entre os times do interior, que se preparam com mais tempo, e os Quatro Maiores, que iniciam suas temporadas com a chegada do ano novo, tornam o campeonato desinteressante em seu início ou, para alguns, chato como um todo. Por outro lado, os Quatro Maiores têm percebido a necessidade de mudar isso, enquanto não enxergam na Federal Paulista de Futebol uma iniciativa de mudança. Nesse ano, os poderosos da capital estão retomando o controle da competição logo nas primeiras rodadas. Diferente de outros anos que demoraram um pouco mais.

Alexandre Pato é uma das grandes estrelas do Corinthians para a disputa do Paulistão (Foto: DIVULGAÇÃO)

Exemplo disso é o Santos, que está na ponta da tabela desde o início, invicto e com apenas um empate o time da baixada é o destaque dos Quatro Maiores. Nesta rodada, mais ainda, com a polemica entre o craque Neymar e o técnico do Ituano Roberto Fonseca, que supostamente tenha chamado o jogador de macaco. Um pouco atrás chega o Palmeiras (5º), que no início teve alguns problemas, perdeu para a surpresa do interior desse ano o Penapolense (3º), mas nessa quarta rodada goleou o São Bernardo, ontem (31/01), no Pacaembu, por 3 a 0, com uma bela atuação da dupla Valdivia e Barcos.

Corinthians (8º) e São Paulo (9º) vem logo atrás. Isso ainda como reflexo do ótimo fim de 2012 que ambos tiveram com as conquistas do Mundial FIFA 2012 e Sulamericana, respectivamente. Por jogarem um pouco mais que os demais no ano passado, esses times tiveram uma preparação diferenciada no início de 2013, mas pouco a pouco já vem retomando seu bom futebol. Em 2013, mesmo com maiores interesses em outra competição, a Libertadores e a adaptação de boas contratações, esses dois têm sofrido um pouco mais em jogos contra os “nanicos”. Nessa quarta rodada, o São Paulo não jogou por ter que apenas entrar em campo em um compromisso com a Libertadores. Apenas entrar em campo, pois a fatura já estava liquidada na quarta-feira passada ao golear o adversário Bolívar no Morumbi. Já o Corinthians, enfrentou o Mogi Mirim, no Pacaembu, contando pela primeira vez com seus titulares. Acabou vencendo por 2 a 1 e mesmo com falta de ritmo deixaram uma boa impressão.

Agora o Carnaval chegou, mas nesse ano o futebol não para. Devido à quantidade de competições em 2013, como a Copa das Confederações, em junho aqui no Brasil, haverá rodada. Domingo (03/02), Corinthians e Palmeiras enfrentam os times do interior, Oeste e XV de Piracicaba, respectivamente. Destaque para o jogo do Timão que pode marcar a estreia do atacante Pato e em casa. No Pacaembu o Corinthians recebe o time de Itápolis, às 17h. O jogo do Palmeiras está marcado para as 19h30.

Melhor ainda, é que agora está chegando a vez dos clássicos. Domingo já temos o primeiro “SanSão” do ano. Na Vila Belmiro o time santista receberá o São Paulo também no domingo, às 17h. Este jogo será marcado por ingredientes especiais. Será a primeira vez de Ganso, o ainda ídolo santista, enfrentar seu ex-clube. Neymar já pediu para a torcida santista não hostilizar o amigo. Do outro lado, o ex-jogador do São Paulo, Cícero, também terá seu primeiro confronto com a antiga casa. Será que agora o Paulistão 2013 começou? Os Quatro maiores entrarão de vez na competição? Tirem suas conclusões e bons jogos.