ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Uma vitória para dar confiança

Com grande exibição no plano tático, verdão supera o Atlético Sorocaba.

Por Anderson Marinho

Márcio Aráujo voltou a marcar contra o Atlético Sorocaba. Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O Palmeiras recebeu o Atlético Sorocaba, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Paulista 2013 e conquistou a sua terceira vitória na competição, por 2 a 1, com gols marcados pelo volante Márcio Araújo e o zagueiro Henrique ainda no primeiro tempo e alcançou a quinta colocação na tabela.

O jogo

Precisando da vitória para se estabilizar na competição o Palmeiras entrou em campo determinado e nem mesmo o pequeno número de torcedores presentes no estádio, pouco mais de 3.700 pagantes, e a garoa paulistana interferiram na disposição da equipe, criticada pelo zagueiro Henrique após o empate em 3 a 3 contra o XV de Piracicaba, e o alviverde demonstrou muita vontade e disciplina tática para construir o resultado na etapa inicial.

A pressão no começo do jogo surtiu efeito, e logo aos cinco minutos Barcos lançou Juninho em profundidade, o lateral foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, Márcio Araújo surgiu livre, como um homem surpresa, e bateu firme para abrir o placar. Palmeiras 1 x 0 Atlético Sorocaba.

O gol deu a traquilidade necessária ao verdão que seguiu melhor em campo, com a marcação adiantada, pressionando o adversário. Aos 11 minutos, Henrique, que teve mais uma bela exibição, lançou Maikon Leite, o camisa 7 dominou na entrada da área, se livrou do marcador e bateu de pé esquerdo, a bola explodiu na trave direita do goleiro Moretto e na sobra Patrick Viera isolou por cima da meta, quase o segundo gol do Palestra.

A primeira oportunidade dos visitantes só veio aos 14 minutos, com o atacante Jorge Preá, aquele mesmo que teve uma passagem pelo verdão, após uma bola desviada em uma tentativa de cruzamento que obrigou Fernando Prass a fazer uma boa defesa.

Depois do susto o Palmeiras voltou a tocar a bola, em busca de uma oportunidade para ampliar o marcado, com boa movimentação dos homens de meio de campo e do atacante Hernán Barcos, que atuou mais fora da área, voltando para criar as jogadas de ataque.

Aos 30 minutos, Maikon Leite fez linda jogada pela direita, aplicando um drible da vaca em Willian Simões, e cruzou para Henrique, o zagueiro artilheiro, que subiu livre para desviar de cabeça e marcar o seu terceiro gol no Paulistão. Palmeiras 2 x 0 Atlético Sorocaba.

Com o controle da partida o verdão seguiu trocando passes diante de um adversário sem reação, o Atlético Sorocaba só chegou ao ataque novamente aos 39 minutos, após um chute de longe de Bruninho a bola desviou na zaga e Jorge Preá apareceu livre no meio da área, mas Fernando Pras saiu bem do gol abafando o cabeceio do centroavante.

Superior na primeira etapa o Palmeiras não encontrou dificuldades e construiu um bom resultado diante de um adversário desligado que quase não deu trabalho.

Etapa complementar

Tentando corrigir os erros apresentados por sua equipe no primeiro tempo o técnico Estevam Soares promoveu duas substituições no Atlético Sorocaba durante o intervalo, saíram Thiago Baiano e Carlinhos para as entradas de Gérson e Misael.

O Palmeiras retornou com a mesma formação, e se faltou vontade para alguns jogadores na última partida contra o XV de Piracicaba dessa vez sobrou, a equipe continuou jogando pra frente em busca do gol, mesmo com a vantagem no marcador, dificultando qualquer reação do adversário.

Aos 11 minutos, Ayton cobrou o lateral pela direita, Barcos dominou dentro da grande área, de costas para o marcador, fez o giro e driblou dois adversário para bater forte obrigando Moretto a fazer uma grande defesa.

Dois minutos depois o Técnico Gilson Kleina sacou o lateral direito Ayrton para a entrada de Wendel.

Sem qualidade o Atlético Sorocaba não conseguia criar jogadas para chegar à área palmeirense. Aos 24 minutos Estevam Soares tirou Bruninho para a entrada de Tiago Marques. Kleina respondeu com Souza na vaga de Wesley.

Aos 25, Barcos fez boa jogada pela esquerda e Henrique recebeu o passe na cara do gol, mas limpou a marcação e tocou para Maikon Leite na direita que chutou para fora do gol.

O Palmeiras ainda teve pelo menos mais duas oportunidades claras de ampliar o marcador com o próprio Maikon Leite, mas não conseguiu as converter em gols. O atacante foi substituído aos 36 minutos para a entrada de Vinicius.

 O Atlético Sorocaba ainda teve a oportunidade de diminuir aos 40 minutos, após um passe errado de Barcos no meio de campo, Misael partiu no contra-ataque, em velocidade, cara a cara com Fernando Prass, o arqueiro alviverde saiu do gol fechando o ângulo, e o atacante bateu rasteiro, mas a bola saiu à esquerda do gol palmeirense.

Melhor em campo o Palmeiras impôs o ritmo de jogo e fez valer a sua tradição, com uma exibição muito aplaudida pelos torcedores, que ficaram satisfeitos com a postura apresentada pelos atletas na partida do Pacaembu. Destaque para o argentino Hernán Barcos que, se não deixou a sua marca desta vez, chamou a responsabilidade e assumiu o papel de organizador de jogadas da equipe, participando ativamente dos principais lances ofensivos do verdão e para o zagueiro Henrique que voltou a marcar e um gol e confirmou a sua boa fase com uma apresentação segura no setor defensivo do alviverde.

O Palmeiras volta à campo no próximo domingo, 10/02/2013, às 19h30 para encarar o Mogi Mirim fora de casa. Já o Atlético Sorocaba, 14º colocado com cinco pontos ganhos, visita o Penapolense, em Penapolis, também no domingo às 17h00.

Ficha técnica

PALMEIRAS 2 X 0 ATLÉTICO SOROCABA

Gols
PALMEIRAS: Márcio Araújo, aos 5min do primeiro tempo; Henrique, aos 30min do primeiro tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Ayrton (Wendel), Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, João Denoni, Wesley (Souza) e Patrick Vieira; Maikon Leite (Vinícius) e Barcos
Treinador: Gilson Kleina

ATLÉTICO SOROCABA: Marcelo Moretto; Murilo, César, Fábio e Willian Simões; Da Silva, Thiago (Gérson), Gilberto e Carlinhos (Misael); Bruninho (Thiago Marques) e Jorge Preá
Treinador: Estevam Soares

Cartões amarelos
PALMEIRAS: Márcio Araújo
ATLÉTICO SOROCABA: Marcelo Moretto

Árbitro
Marcelo Prieto Alfieri (SP)

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)