ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vai começar a festa do Brasileirão 2013!

Um será campeão, quatro conhecerão o gosto amargo do rebaixamento, vai rolar a bola no nacional.

Por Paulo Edson Delazari

mont_jogadores_65 (1)Vai começar a rolar a bola no Campeonato Brasileiro de 2013, Neste Sábado (25), vinte clubes começarão a disputar 38 rodadas em busca do mesmo sonho, a taça de campeão! Este ano a competição contará com a ausência de um dos maiores campeões da competição nacional, o Palmeiras que disputará a série B.

Em 2010 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu uma canetada geral e estipulou que os vencedores da Taça do Brasil desde 1959 e os campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) desde 1967 também fossem considerados campeões nacionais, assim o São Paulo deixou de ser o maior vencedor e passou a ser o terceiro já que Palmeiras e Santos tiveram a ampliação de seus títulos por terem vencido essas competições naquela época.

A partir do ano de 2003, iniciou-se a era dos pontos corridos, com jogos em turno e returno, onde o time que somasse mais pontos seria o campeão, desde então a hegemonia do eixo São Paulo x Rio de Janeiro só foi quebrada uma vez em 2003 quando o Cruzeiro foi campeão, de lá para cá somente paulistas e cariocas ergueram a taça.

Desde que a competição foi criada apenas São Paulo, Santos, Flamengo, Cruzeiro e internacional RS não foram rebaixados, este ano caem quatro times para a série B, ou seja: 20% dos times que disputaram a competição caíram para que outros 4 possam ascender para a elite do futebol brasileiro.

A competição não serve apenas para ditar o campeão ou os rebaixados, mas também da vaga a competições internacionais, os quatro primeiros disputarão a Libertadores e os oito seguintes disputarão a Copa Sulamericana.

Com decisão de ampliar os títulos nacionais, os quatro maiores clubes de São Paulo são os maiores detentores de títulos desta competição. Baseado nesse critério e na decisão de considerar o Sport campeão de 1987, já que não considerou a Copa União de 1987, os campeões nacionais são:

Palmeiras            –              8 títulos

Santos                  –              8 títulos

São Paulo            –              6 títulos

Corinthians        –              5 títulos

Flamengo           –              5 títulos

Vasco                   –              4 títulos

Fluminense        –              4 títulos

Inter RS              –              3 títulos

Grêmio                –              2 títulos

Botafogo             –              2 títulos

Bahia                    –              2 títulos

Cruzeiro              –              2 títulos

Sport                    –              1 título

Atlético MG       –              1 título

Atlético PR         –              1 título

Coritiba               –              1 título

Guarani SP         –              1 título