ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Verdão sofre, mas vence União Barbarense em casa

Palmeiras quase para no goleiro adversário, mas consegue os 3 pontos no fim

Por Vladimir da Costa

Em boa fase após a vitória na estreia da Libertadores e o empate contra o Corinthians na última rodada, o Palmeiras entrou em campo mais tranquilo para encarar o desesperado e penúltimo colocado, União Barbarense, e mesmo sem Valdivia que se recupera de lesão e Kleber, sem condições de jogo, o Verdão ainda sofre para encontrar bom futebol, mesmo quando o adversário é mais frágil.

O Palmeiras encontrou nesta tarde de sábado um adversário qualificado. O goleiro Walter, do União Barbarense, que salvou sua equipe de quase todas as formas, mas não contava com os erros de sua defesa que perdia bolas bobas na zaga e em uma delas, Leandro aproveitou e deu a vitória para o Verdão que segue subindo na tabela, chegando aos 16 pontos, assumindo a quarta colocação.

A partida

Melhor tecnicamente e mais seguro dentro de jogo, o Palmeiras logo tomou conta da partida. Mais inteligente, o Verdão trabalhou os minutos iniciais no campo de ataque adversário e buscava atacar pelos lados. Do outro lado, o União Barbarense só se defendia.

Souza, volante do Palmeiras, no jogo contra União Barbarense tenta passar por seu marcador (Foto: Leonardo Soares / UOL)

Os donos da casa atacava, mas não conseguia colocar a bola dentro do gol. Em dois lances, o Verdão perdeu a chance de abrir o placar. Aos 18 minutos, Vinícus arrancou em velocidade pela esquerda, cortou para o meio e bateu no canto direito do gol, mas Walter caiu para espalmar o perigo. Minutos depois, Juliano perdeu a bola na saída de bola do União Barbarense e Wesley ganhou e partiu sozinho, para dentro da área, mas na hora de bater para o gol, o volante chutou mal, perdendo ótima oportunidade de abrir o marcador.

O Palmeiras seguia melhor, mas não conseguia botar a bola pra dentro. Faltava um centroavante de origem, um 9 matador para fazer o que a torcida palmeirense quer ver. Gol. O Verdão seguia atacando. Após boa chegada pela direita, a bola chegou em Márcio Araújo recebeu a bola fora da área e chutou de primeira no canto direito de Walter, a bola chegou a tocar na trave e saiu pela linha de fundo.

O jogo seguiu ataque contra defesa, até que o primeiro tempo foi encerrado do jeito que começou, com o zero no placar.

O segundo tempo começou parecido da forma do primeiro. Com o Palmeiras atacando, mas sem acertar nas finalizações, que quase todas iam pra fora. Já o União Barbarense começou a se soltar mais, buscar o ataque mesmo que esporadicamente, já que o Palmeiras já não tinha o folego de antes para marcar em cima o time adversário.

Aos poucos o ataque palmeirense ia consagrando o goleiro do interior. Walter, sempre que solicitado dava conta do recado. Depois que Vinícius ficou cara a cara com o camisa 1, mas chuta sobre o goleiro. No rebote, Souza emendou uma bicicleta e o arqueiro novamente defende. Na sequência, Vinícius teve nova chance de fora da área e Walter tirou a terceira seguida.

A vida verde foi dificultada quando Marcelo Oliveira derrubou Bachin na entrada da área, recebeu o segundo amarelo, sendo expulso da partida, deixando o Palmeiras com um jogador a menos.

Apesar de ter um homem a menos o Palmeiras manteve seu rendimento, tinha mais posse de bola, mas não conseguia chegar com força ao ataque e quando chegava, Walter estava lá. Depois de cobrança de escanteio na direita, Caio cabeceou firme no canto direito do goleiro que se esticou todo para evitar o gol.

Mas de tanto atacar, o gol acabou saindo. Em nova falha da zaga adversária, Itaqui perdeu a bola e Leandro, dominou, partiu para a  meia lua e chutou firme, no canto direito de Walter para abrir o marcador, dessa vez não deu para o goleiro do União Barbarense.

Com a desvantagem no placar o time visitante resolveu atacar e quase chegou ao empate. Alex cobrou a falta para e Valdívia tirou da área. Itaqui rebateu a bola na entrada da área e Fernando Prass defendeu firme na pequena área, tirando qualquer chance de gol do União Barbarense.

E ficou nisso, o Palmeiras segue subindo na tabela e mesmo sem apresentar bom futebol continua vencendo. Com a vitória, o verdão chegou a quarta posição. Já o União Barbarense, segue na zona de rebaixamento, com apenas 5 pontos.