ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Verdão vence fora de casa e “passa as férias” no G4

Após superar cansaço e mal estar, equipe terá 24 dias de pausa para retomar a luta pelo acesso à elite

Por Anderson Marinho

Em seu último compromisso antes da parada para a Copa das Confederações o Palmeiras foi à Ceará-Mirim, à 30 quilômetros de Natal, para encarar o América-RN, no estádio Barretão, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e conquistou a sua quarta vitória na competição, por 2 a 0, com gols de Vinícius e Fernandinho, assumindo a terceira colocação na tabela de classificação com 12 pontos ganhos.

Vinícius e Henrique comemoram o primeiro gol do verdão. Foto: Cesar Greco / AE

Vinícius e Henrique comemoram o primeiro gol do verdão. Foto: Cesar Greco / AE

O jogo

Sem poder contar com o volante Márcio Araújo e o atacante Leandro suspensos, e Charles contundido, o técnico Gilson Kleina modificou o esquema de jogo do verdão, abrindo mão do terceiro atacante, e mandou a equipe à campo no 4-4-2, com Serginho e Wesley entre os titulares e Henrique jogando como volante à frente da zaga formada por Mauricio Ramos e André Luiz.

Em campo o alviverde encontrou dificuldades para superar a retranca adversária, já que o América-RN pouco se arriscava, e voltou a demonstrar limitações no setor de criação.

Aos 27 minutos, em uma das poucas ocasiões em que time da casa tentou atacar, o Palmeiras recuperou a bola na intermediária e Tiago Real, em um belo lançamento, encontrou Vinícius, o atacante ganhou do zagueiro, driblou o goleiro Andrey e chutou cruzado para abrir o marcador.

Jogadores comemoram o gol de Vinícius. Foto: Nuno Guimarães / Gazeta Press

Jogadores comemoram o gol de Vinícius. Foto: Nuno Guimarães / Gazeta Press

Com a vantagem no placar o Palmeiras jogou para o gasto no restante da primeira etapa, esperando os erros do rival para tentar chegar ao segundo gol.

O técnico Roberto Fernandes promoveu a primeira substituição no América-RN aos 30 minutos de jogo, sacando o meia Daniel Rezende para a entrada do atacante Alex, mas a equipe potiguar só chegou ao ataque com perigo aos 38, em chute de Cascata de fora da área que passou sobre o travessão da meta defendida por Bruno.

Na saída para o intervalo Vinícius foi para o vestiário correndo e na volta relatou um mal estar, sentido também pelo capitão Henrique e outros atletas, mas não soube dizer se foi causado pelo calor ou algum alimento estragado.

 

O Palmeiras voltou para o segundo tempo melhor, em busca do segundo gol e partiu para a pressão nos 20 minutos iniciais. Em sua primeira partida como titular Serginho teve duas oportunidades para ampliar, aos dois e aos 15 minutos de jogo, mas parou em Andrey que com boas defesas salvou o “mécão”.

O verdão chegou com perigo novamente aos 25 minutos, após cruzamento de Juninho, Henrique subiu com liberdade no segundo pau e cabeceou contra a meta defendida por Andrey, a bola quicou em cima da linha, mas não entrou, quase o segundo gol alviverde.

O time potiguar respondeu dois minutos depois, com Cascata em chute de fora da área para boa defesa de Bruno.

Aos poucos o verdão diminuiu o ritmo e Gilson Kleina utilizou as três alterações possíveis, sacando Tiago Real, Serginho e Vinícius para as entradas de Fernandinho, Ananias e Marcelo Oliveira respectivamente.

O Palmeiras mantinha o controle do jogo, mas errava o último passe na hora de definir as jogadas e dava espaços para o América-RN sair nos contra-ataques.  O time potiguar ainda reclamou de um possível pênalti de Marcelo Oliveira, mas o árbitro não viu nenhuma irregularidade no lance.

Quando o jogo se encaminhava para o final, o estreante Ananias, ex-Cruzeiro, recebeu boa assistência e arriscou um chute de pé esquerdo da entrada da área, após um leve desvio de Andrey a bola explodiu na trave e sobrou para Fernandinho marcar o segundo gol e sacramentar a vitória do verdão.

O Palmeiras só volta à campo agora no próximo dia 06/07/2013, após a pausa para a Copa das Confederações, às 16h20 contra o Oeste em local a ser definido. Já o América-RN, penúltimo colocando com apenas dois pontos ganhos, visita o Bragantino no dia 02/07/2013 às 21h00, no estádio Abi Chedid, em Bragança Paulista.

 FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN 0 X 2PALMEIRAS

Local: Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (RN)
Data/Horário: 11/6/2013, às 21h50
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Marcos da Silva Brigiso (CE) e Otavio Correia de Araujo Neto (AL)
Renda/Público: R$ 87.485,00/ 4.043 pagantes

Cartões Amarelos: Marcos Passos, Cascata (ARN); Tiago Real, Maurício Ramos, Ayrton (PAL)
Cartões Vermelhos: –

GOLS: Vinícius, 27’/1ºT (0-1); Fernandinho, 47’/2ºT (0-2)

AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Zé Antonio, Edvanio e Renatinho; Marcio, Fabinho (Jerson – intervalo), Daniel (Alex – 33’/1ºT) e Cascata; Vinicius Pacheco (Ebinho – 33’/2ºT) e Negão. Técnico: Roberto Fernandes

PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, André Luiz, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Wesley e Tiago Real (Fernandinho – 23’/2ºT); Serginho (Ananias – 28’/2ºT), Vinícius (Marcelo Oliveira – 36/2ºT) e Caio. Técnico: Gilson Kleina.