Vitória à moda antiga
Analise da Rodada deste fim de semana
Por Paulo Edson Delazari

Com a saída de Emerson Leão o interino Milton Cruz dirigiu o São Paulo e ao estilo Muryci jogando num 3x5x2 deu liberdade aos Alas Cortes e Douglas o que levou o São Paulo a sua primeira vitória fora do Morumbi no Brasileirão. Ai me perguntam: Mudaram os jogadores? Respondo: Claro que não mudou o técnico, Leão era contestado por seu estilo de treinamento duro e boleiro não gosta disto, talvez por essa indisciplina dos jogadores é que o futebol brasileiro esteja perdendo sua essência. Já dizia o “mão Santa” Oscar: “ Não existe mão santa, existe mão treinada”. Milton Cruz tem o carinho dos jogadores não é de hoje e é prata da casa, conhece os jogadores tricolores como ninguém, haja vista, a reunião dos jogadores em campo. Depois querem me convencer que jogador não derruba técnico, derruba sim, a prova disto é o resultado São Paulo 3×2 Cruzeiro em Minas Gerais, contra o líder invicto do campeonato até a partida de ontem.

Mais uma prova de que um sistema antigo e bem treinado funciona, é a vitória da Espanha sobre a Itália, indiscutível 4×0. Uma pancada que a Azurra jamais se esquecerá, não que a seleção Italiana não tenha lutado por um resultado melhor, mas sim por conta de um futebol paciente com muitos toques e um agrupamento entre ataque, meio campo e defesa e a eficiência letal de jogadores que quando chegam a frente do gol, não tremem, finalizam com precisão. Não é a toa que a Fúria simplesmente ganhou de 2008 até aqui duas Eurocopas e um Mundial. Para concretizar essa hegemonia só falta aos meio campistas Iniesta, Xavi e Cia conquistarem a Copa do campeões em 2013 no Brasil. Você acha impossível isto acontecer? Eu não, até porque um dos únicos que poderiam parar esse time não vai participar da competição, ele, o gênio Leonel Messi, pois a Argentina não se classificou, no seu lugar estará a entrosada seleção do Uruguai, campeã das Americas no ano passado.

E o Santos hein, o que dizer do Santos? Teriam os jogadores desaprendido a jogar bola? Claro que não, mas da forma que vai não duvidarei nada se Muryci aparecer pelos lados do Morumbi, o time alvinegro praiano não sabe o que é vencer há oito jogos desde o jogo contra o Velez na Vila. Será que Neymar não está cuidando de muitos compromissos comerciais para complementar seu salário e isto não está influenciando no seu desempenho? Uma hora o corpo cobra. É muita exposição do garoto, que ele é um craque é indiscutível, mas presidente do Santos, abre o olho! O garoto está em tudo que é programa, está em festa de inauguração disso, comercial, seleção e ainda tem que representar o Santos. Não estaria na hora de alguém tirar o garoto de cena e dar um descanso para o craque? Eu acredito que sim.

O Palmeiras com time titular diferentemente do que prevíamos foi com força máxima contra o Figueirense em busca da sua primeira vitória no brasileirão e a tática deu certo, jogando na arena Barueri o verdão venceu por 3×1 o Figueirense, mas não convenceu, até os 40 minutos do segundo tempo o jogo encontrava-se empatado e o Palmeiras demonstrava as mesmas falhas que demonstrou no paulistão, muita marcação e pouca criatividade, caso não abra o olho em tempo não lutará por nada no brasileirão e terá que jogar todas as suas fichas na Copa do Brasil e à moda antiga com Felipão pode voltar a rever um título no âmbito nacional.