Campeonato Paulista empolga por grandes jogadores nas principais equipes

Por Luiz Soares

As quatro primeiras rodadas do Paulistão 2013 mostraram mais um pouco do velho campeonato Paulista, ou seja, é mais uma prova que a grande mistura entre os times do interior, que se preparam com mais tempo, e os Quatro Maiores, que iniciam suas temporadas com a chegada do ano novo, tornam o campeonato desinteressante em seu início ou, para alguns, chato como um todo. Por outro lado, os Quatro Maiores têm percebido a necessidade de mudar isso, enquanto não enxergam na Federal Paulista de Futebol uma iniciativa de mudança. Nesse ano, os poderosos da capital estão retomando o controle da competição logo nas primeiras rodadas. Diferente de outros anos que demoraram um pouco mais.

Alexandre Pato é uma das grandes estrelas do Corinthians para a disputa do Paulistão (Foto: DIVULGAÇÃO)

Exemplo disso é o Santos, que está na ponta da tabela desde o início, invicto e com apenas um empate o time da baixada é o destaque dos Quatro Maiores. Nesta rodada, mais ainda, com a polemica entre o craque Neymar e o técnico do Ituano Roberto Fonseca, que supostamente tenha chamado o jogador de macaco. Um pouco atrás chega o Palmeiras (5º), que no início teve alguns problemas, perdeu para a surpresa do interior desse ano o Penapolense (3º), mas nessa quarta rodada goleou o São Bernardo, ontem (31/01), no Pacaembu, por 3 a 0, com uma bela atuação da dupla Valdivia e Barcos.

Corinthians (8º) e São Paulo (9º) vem logo atrás. Isso ainda como reflexo do ótimo fim de 2012 que ambos tiveram com as conquistas do Mundial FIFA 2012 e Sulamericana, respectivamente. Por jogarem um pouco mais que os demais no ano passado, esses times tiveram uma preparação diferenciada no início de 2013, mas pouco a pouco já vem retomando seu bom futebol. Em 2013, mesmo com maiores interesses em outra competição, a Libertadores e a adaptação de boas contratações, esses dois têm sofrido um pouco mais em jogos contra os “nanicos”. Nessa quarta rodada, o São Paulo não jogou por ter que apenas entrar em campo em um compromisso com a Libertadores. Apenas entrar em campo, pois a fatura já estava liquidada na quarta-feira passada ao golear o adversário Bolívar no Morumbi. Já o Corinthians, enfrentou o Mogi Mirim, no Pacaembu, contando pela primeira vez com seus titulares. Acabou vencendo por 2 a 1 e mesmo com falta de ritmo deixaram uma boa impressão.

Agora o Carnaval chegou, mas nesse ano o futebol não para. Devido à quantidade de competições em 2013, como a Copa das Confederações, em junho aqui no Brasil, haverá rodada. Domingo (03/02), Corinthians e Palmeiras enfrentam os times do interior, Oeste e XV de Piracicaba, respectivamente. Destaque para o jogo do Timão que pode marcar a estreia do atacante Pato e em casa. No Pacaembu o Corinthians recebe o time de Itápolis, às 17h. O jogo do Palmeiras está marcado para as 19h30.

Melhor ainda, é que agora está chegando a vez dos clássicos. Domingo já temos o primeiro “SanSão” do ano. Na Vila Belmiro o time santista receberá o São Paulo também no domingo, às 17h. Este jogo será marcado por ingredientes especiais. Será a primeira vez de Ganso, o ainda ídolo santista, enfrentar seu ex-clube. Neymar já pediu para a torcida santista não hostilizar o amigo. Do outro lado, o ex-jogador do São Paulo, Cícero, também terá seu primeiro confronto com a antiga casa. Será que agora o Paulistão 2013 começou? Os Quatro maiores entrarão de vez na competição? Tirem suas conclusões e bons jogos.