Argentino sai do banco, marca o seu primeiro gol pelo verdão e garante os três pontos

Por Anderson Marinho
Resultado mantém o verdão fora do Z4. Foto: Wagner Carmo / Inovafoto / Gazeta Press

Resultado mantém o verdão fora do Z4. Foto: Wagner Carmo / Inovafoto / Gazeta Press

Em duelo direto na luta contra o rebaixamento o Palmeiras recebeu o Criciúma, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014 e conquistou uma vitória importante por 1 a 0, com gol  marcado pelo atacante argentino Cristaldo, abrindo boa vantagem contra o adversário na tabela de classificação.

Com o resultado o verdão chegou aos 21 pontos e assumiu a 15ª colocação, com um ponto a mais que o Coritiba, primeira equipe na zona da degola. Já o Criciúma permanece com 18 pontos ganhos em 18° lugar.

O jogo

Buscando dar um padrão de jogo a equipe, o técnico Dorival Junior repetiu a escalação que enfrentou o Atlético-PR no último final de semana, com a entrada de Vitorino na vaga do contundido Lucio.

Em campo o alviverde tomou a iniciativa, com mais posse de bola e um volume de jogo superior ao adversário, mas voltou a demonstrar deficiências no setor de criação e encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio armado pelos visitantes, criando raras oportunidades de gol.

Fábio faz grande defesa em cobrança de falta de Luca. Foto: Marcos Ribolli

Fábio faz grande defesa em cobrança de falta de Luca. Foto: Marcos Ribolli

Os dois treinadores foram obrigados e fazer substituições por contusões musculares ainda na etapa inicial. No Criciúma Ronaldo Alves saiu para a entrada de Gualberto. No verdão Dorival Junior perdeu o zagueiro argentino Tobio que foi substituído pelo uruguaio Eguren, com a mudança Marcelo Oliveira foi deslocado para a zaga.

A melhor chance de gol do Palmeiras foi aos 14 minutos, após cruzamento de Diogo pela esquerda, Leandro recebeu na área, mas finalizou fraco e facilitou a defesa do goleiro Luiz.

O Tigre chegou com perigo em cobrança de falta de Luca, que obrigou Fábio a fazer uma boa defesa.

Etapa complementar

Na volta do intervalo Dorival sacou Leandro, muito vaiado pela torcida, para a entrada do meia Felipe Menezes na expectativa de dar mais criatividade a equipe, mas a tônica da primeira etapa permaneceu.

Do lado catarinense, o Criciúma se manteve bem postado no setor defensivo, sem se arriscar, esperando uma oportunidade para sair no contra-ataque, e pouco produziu.  A melhor chance do Tigre veio em cobrança de falta de Paulo Baier, Fábio Ferreira desviou de cabeça e o arqueiro alviverde fez boa defesa.

Cristaldo comemora com Diogo o gol da vitória. Foto: Marcos Ribolli

Cristaldo comemora com Diogo o gol da vitória. Foto: Marcos Ribolli

Aos 16 minutos o técnico palmeirense promoveu a entrada do centroavante Cristaldo na vaga de Juninho.  Dois minutos depois, Weldinho fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Eguren, o uruguaio subiu livre e cabeceou firme, rente a trave do goleiro Luiz.

Tecnicamente ruim, com muitas faltas e passes errados, o jogo se encaminhava para um empate sem gols, mas, aos 36 minutos, após um chutão no meio de campo, Cristaldo venceu uma disputa de bola com Fábio Ferreira dentro da área e chutou cruzado para vencer Luiz e fazer o seu primeiro gol pelo clube, garantindo a vitória do verdão.

O Palmieras volta à campo agora no próximo sábado, às 18h30, para encarar o Fluminense no estádio do Maracanã. Já o Criciúma recebe o Goiás, domingo às 18h30, no Heriberto Hulse.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 CRICIÚMA

Data/Horário: 10/9/2014, às 19h30
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Frederico Soares Vilarinho (MG)

Público/ renda: 17.173 pagantes/ R$ 367.975,50

Cartões amarelos: Victorino, Eguren e Cristaldo, XX (PAL); Luis Felipe, Rodrigo Souza, João Victor (CRI)

Gol: Cristaldo, aos 36’/2°T

PALMEIRAS: Fábio; Weldinho, Victorino, Tobio (Eguren, aos 29’/1°T) e Victor Luis; Marcelo Oliveira e Renato; Leandro (Felipe Menezes, intervalo), Diogo e Juninho; Henrique. Técnico: Dorival Júnior.

CRICIÚMA: Luiz; Luis Felipe, Ronaldo Alves (Gualberto, aos 7’/1°T), Fábio Ferreira e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor (Maurinho, aos 39’/2°T), Paulo Baier (Ricardinho, aos 27’/2°T) e Cléber Santana; Lucca e Silvinho. Técnico: Gilmar Dal Pozzo